Avaliações diagnósticas externas

processo de avaliação nas escolas é de extrema relevância já que possibilita redirecionar metas, avaliar o desempenho dos professores e dos alunos e analisar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na escola.

As avaliações servem para que gestores e professores identifiquem os pontos fortes e fracos de diferentes componentes curriculares, permitindo que se analise onde se está e aonde se quer chegar, fazendo uma análise posterior sobre o contexto de habilidades que se pretende desenvolver e quais as defasagens que devem ser trabalhadas.

Ao adotar as Avaliações Externas, formuladas por diferentes profissionais da educação, o Cantareira tem como objetivo fazer um comparativo entre a matriz de referência das avaliações externas e a proposta curricular do colégio, tendo em vista garantir a articulação entre o que os professores ensinam e o que os alunos aprendem e dessa maneira compreender o conjunto de habilidades que os alunos dominam em cada componente curricular.

Com esses dados, é possível garantir um plano de ação que assegure a melhoria das condições de ensino e aprendizagem da escola, transcendendo a análise quantitativa, tendo como foco a qualidade do ensino.

Além dessas avaliações, os alunos de F2 e Ensino Médio também são submetidos às Olimpíadas de diferentes áreas, que além de serem competições saudáveis, se constituem em momentos de aprendizado e superação pessoal.

Envolvem desafios, possibilitam o aprofundamento em uma matéria de interesse e contribuem para a melhoria do rendimento escolar.