Colégio Cantareira | proposta berçárioProposta
Enquanto aprende a contorcer o abdômen, rolar, rastejar, sentar, ficar de pé e andar, (o bebê) não apenas está aprendendo aqueles movimentos como também o seu modo de aprendizado. Ele aprende a fazer algo por si próprio, aprende a ser interessado, a tentar, a experimentar. Ele aprende a superar dificuldades. Ele passa a conhecer a alegria e a satisfação derivadas desse sucesso, o resultado de sua paciência e persistência.
Emmi Pikler
Colégio Cantareira | berçário
O trabalho em nosso berçário é fundamentado numa abordagem que tem, no cuidado e respeito com a primeiríssima infância, os eixos norteadores, a valorização do vínculo entre o bebê e a educadora e o brincar livre. Neste sentido, a construção do vínculo se dá através dos cuidados diários, no banho, nas trocas e na alimentação em que a tranquilidade no toque e na fala da educadora, que conversa com o bebê olhando-o nos olhos e sem pressa, vai tecendo a confiança que ele precisa para se desenvolver em um ambiente seguro. Assim, o bebê passa a participar de forma ativa tanto dos momentos de cuidados quanto dos momentos em que é estimulado a, juntamente com outros bebês, interagir com diferentes materiais e objetos, percebendo-se competente, digno de atenção e reconhecido em sua individualidade.Dentro desta abordagem, a evolução psíquica e motora dos bebês garantirá que eles se sentem, engatinhem ou andem sem que se antecipem etapas ou que coloquemos os mesmos em uma posição que não tenha ainda sido conquistada por eles.

Linguagem: Bebês emitem sons desde muito cedo. O balbucio é sua forma de comunicação e de imitação do universo que o cerca. Ao balbuciar e receber a resposta do adulto, o bebê é estimulado a continuar uma espécie de jogo de comunicação, que vai além da linguagem falada, e se dá por meio de gestos, sinais, linguagem corporal, artifícios que dão significado e apoiam o desenvolvimento da linguagem dos bebês.

Primeiros contatos com a linguagem artística: Nossa inspiração para o trabalho de artes com bebês vem da liberdade ao se expressar inspirados na arte-educadora, artista plástica dinamarquesa Anna Marie Holm. A proposta sugere diversificar ao máximo os suportes (onde se pinta ou registra algo) e os recursos para além da imaginação! Nossas experiências vão desde a exploração de elementos naturais e sua pintura, especialmente dos pequenos corpos que evidenciam os mundos invisíveis das crianças por meio das experiências proporcionadas a elas. Para além das propostas direcionadas, o fazer artístico perpassa pelo desejo de experimentar a tinta no corpo e em tudo ao seu redor. Aqui os bebês vivenciam a arte na sua integridade!

Estímulos táteis: Estes estímulos são contemplados em diversos momentos de nossa rotina com os bebês, no brincar livre com diversidade de materiais e objetos que qualificam as oportunidades educativas fomentando a concentração e a autoatividade das crianças do berçário. Inspirados na proposta de Elinor Goldshmied e no fazer das crianças pequenas, o cesto dos tesouros e o brincar heurístico têm como denominador comum a ação espontânea de investigar, testar e descobrir as materialidades dos elementos ofertados pela educadora.

Estímulos olfativos: Em muitos momentos, as crianças são convidadas a explorar novos elementos. A caixa de sensações é uma das propostas em que manipulando sachês com ervas e chás, os bebês experimentam novas sensações e durante nossa roda de exploração, possam descobrir os aromas da natureza. Trabalhamos com sachês de folhas de capim-cidreira, cravo da índia, canela, erva-doce, hortelã, manjericão, entre outros.

Estímulos visuais: Nas vivências com o uso de lanternas, a investigação perpassa pela observação da luz artificial. No passeio ao parque, os bebês observam a luz solar e sentem seus efeitos no próprio corpo; nos momentos de exploração, alguns recursos variados como papel celofane trazem a transparência e a graça da descoberta.

Estímulos auditivos: Em muito momentos, trazemos para nossas cantigas alguns materiais e recursos que emitem sons, como batuques, pandeirinhos, maracas e chocalhos a fim de explorar as sensações com os estímulos sonoros.

Estímulos gustativos: Além dos momentos de alimentação inseridos na rotina dos bebês e de grande importância no seu desenvolvimento, organizamos atividades de degustação de alimentos (frutas variadas, legumes diversos e coloridos, geleias caseiras, entre outros). A experimentação desses alimentos traz muitas descobertas de cores, sabores, texturas e sensações desde o toque com as mãozinhas ao sabor de cada um.
Saiba mais
Colégio Cantareira | atividades berçário Colégio Cantareira | diferenciais berçário Colégio Cantareira | horários berçário