Colégio Cantareira | atividades educação infantilAtividades
Acredito que as atividades propostas em todo segmento da Educação Infantil no Colégio, abarcam como pontos principais a investigação (através da curiosidade e interesse dos educandos) e prazer. O educador lança conteúdos e desenvolve as etapas de projetos e sequências através de um olhar particular frente a cada grupo. Dessa maneira, os educadores se aproximam à realidade de cada turma e com isso, percebemos que esses trabalhos são prazerosos e extremamente válidos
Aline Bertolino, professora

Ciranda do livro:
A ciranda do livro faz parte da nossa rotina desde o G2 e é organizada com livros de títulos e autores diferentes, indicados pelo educador do grupo. Essa atividade busca inserir a criança no mundo letrado, ampliar o repertório que possui e possibilitar o conhecimento de diferentes autores, gêneros e obras literárias. Assim, semanalmente, a criança leva um livro para casa, simplesmente para conhecer, manejar, olhar, apreciar e ouvir a leitura dos livros trazidos pelos amigos e, consequentemente, compartilhar as impressões que tiveram durante a leitura.

Ler sem saber ler e escrever sem saber escrever:
Trabalhamos o contato com a leitura e a escrita através das práticas sociais que envolvem estes dois saberes. Mas como fazê-lo se o processo de alfabetização ainda está por se consolidar? Para tal colocamos nossos educandos frente a experiências em que se arriscam a produzir textos coletivamente, enquanto o educador “empresta” a mão para o registro, tendo este apenas o papel de escriba das ideias e frases colocadas pelos educandos. Este processo que envolve deste de a discussão do tema do texto, ao seu formato (gênero) e revisão, já coloca os educandos frente ao desafio de serem redatores.
Outra prática muito frequente na Educação Infantil é a de escrita espontânea. Nossos educandos são colocados frente ao desafio de escrever, mesmo que ainda não tenham condições de fazê-lo (convencionalmente). A partir destas experiências, de pensar sobre como se pode escrever determinada palavra, o educador media a construção de novos conhecimentos sobre a escrita. Toda essa intervenção se dá através do que chamamos de agrupamentos produtivos, (parcerias de trabalho entre os educandos), pensados e sistematizados com a finalidade de promover entre os diferentes pares a aproximação de uma conclusão menos elaborada para uma melhor sistematizada (no caso da escrita, que mais se aproxime da forma convencional de registro).
As ações que contemplam a “leitura” antes da alfabetização abarcam o contato com rótulos de produtos disponíveis no mercado, com o nome próprio e nomes dos amigos do grupo, com parlendas, cantigas, poesias, e textos instrucionais sobre jogos e brincadeiras praticados pelo grupo.

O ambiente alfabetizador é cercado de todas estas informações. Os educandos tendo este contato e ouvindo a leitura realizada pelo professor buscam muitas vezes aproximarem-se destes textos para “resgatar” informações que já sabem de cor, visto que os textos são lidos com frequência pelo educador. Ao ter este contato íntimo com os registros, muitas vezes, a criança busca ajustar a sua “leitura” (frase que sabe de memória) com o que está escrito no cartaz exposto na sala. Esta abertura e curiosidade são dois fortes fatores que contribuem muito para a consolidação desta etapa, pois desde cedo a criança se arrisca e lança hipóteses sobre o que ali está registrado.
Saiba mais
Colégio Cantareira | atividades educação infantil Colégio Cantareira | diferenciais educação infantil Colégio Cantareira | diferenciais educação educação bilingue