Colégio Cantareira | proposta educação infantilProposta
Nossa proposta pauta-se na união das dimensões: cuidar, formar e informar.
• Informar:
No âmbito da informação, nosso currículo se constitui de situações de aprendizagens significativas organizadas através de duas fortes ferramentas de trabalho: o desenvolvimento de sequências didáticas e projetos. Ambas as modalidades organizativas são o meio de trazer para a sala de aula propostas que estimulem a investigação sobre determinado tema.

A possibilidade de realizar estudos e debruçar-se sobre um tema de interesse comum ao grupo, dentro das possibilidades de compreensão de cada faixa etária, proporciona ao educando uma vivência de prática investigativa e experimental, o que garante que estabeleçam o máximo de relações entre os conteúdos, para que construam suas hipóteses e sistematizem novos conhecimentos de forma concreta.

• Formar:
Muitas ações da nossa rotina englobam os aspectos de formação do educando. Nossa organização de tempo contempla momentos privilegiados para a troca e a construção de vínculos e valores. Situações que abarcam desde o contexto lúdico, como a brincadeira em que encaminhamos a interação entre os educandos e a partilha de brinquedos coletivos nos “cantinhos” de jogo simbólico, até os cuidados e o plantio da horta, o carinho com animais da Fazendinha, a preocupação com o uso consciente da água com a iniciativa de produzir recadinhos com orientações de como cuidar melhor deste bem e espalhá-los pelas torneiras da escola. Estes são alguns exemplos da riqueza das situações geradas no convívio escolar quando nela existe o real intuito de formar e explorar todo o potencial transformador contido em cada um de nós.

• Cuidar
Na primeira infância as crianças caminham muito rapidamente rumo à aquisição de uma maior autonomia. Desde os primeiros passos passam a realizar, cada vez mais, pequenas tarefas sozinhas.

Durante todo o curso da Educação Infantil, estimulamos, orientamos e cuidamos para que durante estes ensaios rumo à autonomia a criança não deixe de ser assistida de forma cuidadosa e atenta. Dar espaço para exercitar “novos fazeres” é também uma forma de cuidar.
Saiba mais
Colégio Cantareira | diferenciais educação infantil Colégio Cantareira | diferenciais educação infantil Colégio Cantareira | diferenciais educação educação bilingue