Nosso curso é pautado na criticidade e na expressão, por um lado, e no desenvolvimento do raciocínio lógico e habilidade de observação, por outro. Também é nosso objetivo desenvolver o senso estético e continuar no incremento do sendo ético.
As aulas são dialógicas, promovendo a discussão, a argumentação lógica, a defesa de pontos de vista e o acolhimento de visões antagônicas.
Para além de regras e fórmulas, o ensino em nossa abordagem quer um aluno que use seus conhecimentos para solucionar problemas.
Disciplinas como Filosofia, Sociologia e Atualidades contribuem para o refinamento do pensamento com preocupação ética e cidadã.
Literatura, Arte garantem o apuro da sensibilidade ao belo artístico e ao estudo da História da humanidade através das maneiras de se expressar.
As aulas de língua, tanto materna quanto estrangeira, quer um aluno produtivo, que reflita sobre a língua, e se habilite a usá-la em favor de todo o conhecimento.
A Matemática, a Física, a Química procuram ampliar a visão do estudante de que nenhuma ciência é exata quando problematizamos seus conteúdos em contextos. A inaplicabilidade de certos assuntos à realidade cotidiana é compreendida como suporte para conhecimentos mais profundos que virão nas diversas áreas que seguirão após o Ensino Básico.
A criticidade, o confronto de ideias, a apresentação de hipóteses diferentes de análise para um mesmo fato dão aos nossos alunos, em História e Geografia, a possibilidade de se fazer ativo em áreas que, tradicionalmente, se coloca como disciplina de participação passiva do aluno e dependente de sua capacidade de memória.
A Biologia é desenvolvida tanto nas descobertas remotas quanto em seus desdobramentos no correr dos tempos. Assim, avizinha-se com as ciências das humanidades. Por outro lado, faz uso de raciocínio lógico em situações em que se requer que lide com quantidades e classificações, conectando-se com as ditas exatas. E traz uma conexão ampla com o Universo e tudo que temos nele numa visão diacrônica r também sincrônica.
Os alunos do Ensino Médio são convocados a experimentar e emitir opiniões, caracterizando nossa abordagem na linha do aluno produtivo.