EDIÇÕES ANTERIORES:
- ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO -
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio
Por muito tempo, a Educação Física foi vista como uma atividade à parte no currículo das escolas. A própria legislação sempre deu brechas para que se oferecesse o mínimo de aulas dessa disciplina. Em nossa escola, entende-se que a relação com o corpo deve ser estabelecida saudavelmente, procurando estruturar a autoimagem do indivíduo. Também cumpre um papel de fazer que o aluno se submeta a práticas que possam auxiliá-lo nas transformações biológicas que vêm naturalmente e naquelas que deseja para fortalecer sua autoestima. Para tal, não só é um momento para se expressarem aqueles que têm uma habilidade corporal inata como também de oportunizar aos demais a possibilidade de melhorar sua condição. Assim, as aulas de esportes de quadra se revezam com outras menos comuns na prática pedagógica dessa disciplina pelas escolas do Brasil.
6º E 7º ANO
Leitura

Com a presença da tecnologia no cotidiano de todos, a presença do livro na vida dos alunos é mais rara de tempos em tempos. A escola, em parceria com a família, precisa provocar o aluno e convocá-lo à leitura. A partir da visita à exposição “Os planetas de Ziraldo” na Casa Melhoramentos, foram oferecidos aos alunos dos 6.os e 7.os anos as obras do autor da série Os Meninos dos Planetas para que lessem em aula. Essa saída cultural mais a leitura das obras já são subsídios para os trabalhos que elaborarão para a Mostra Cultural que ocorrerá no segundo trimestre.
8º ANO A E B
Trabalho Coletivo
Muitas vezes, aponta-se o trabalho em duplas ou trios como um importante procedimento pedagógico para aliar aos conteúdos conceituais e procedimentais, um desafio de desenvolver conteúdos atitudinais que não estão na maior parte dos manuais de didática. Ainda mais desafiador é desenvolver projetos cujo resultado é um trabalho que contempla a participação de todo e cada um dos alunos de uma turma.
GAMEFICAÇÃO
O jogo matemático sempre é um rico procedimento a fim de tornar lúdico o desenvolvimento da lógica de nossos estudantes. Nesse específico, tinha como objetivo tornar significativa a rapidez de cálculo para imprimir fluidez ao jogo. Essa é uma experiência que requer do aluno mais recursos interpessoais que interpessoais. Contudo, para que se marcassem os números provenientes dos resultados das expressões em suas cartelas, a interação acontecia na classe.
8º ANO
Estudos Multidisciplinares

Procuramos propor atividades inter ou multidisciplinares para que os alunos percebam cada vez mais que o conhecimento só se compartimentaliza na escola; na vida as dimensões que estudamos co-ocorrem. Assim, sempre que há uma saída pedagógica, seu planejamento contempla mais de uma disciplina a abordar o conteúdo vivenciado. Numa ida ao Horto Florestal em que a professora de Arte propunha aos 8.os anos que desenhassem elementos da natureza que observavam, a professora de Ciências os levou ao Museu Florestal onde conheceram muitas espécies de madeira, o tratamento dado a ela, seu uso na marcenaria e na arte.

Avenida José da Rocha Viana, 475/499 • Pedra Branca • São Paulo • SP
educação Infantil: (11) 2231-7789 • demais cursos: (11) 2232-8444