EDIÇÕES ANTERIORES:
 - ed. 21  •  Set & Nov/18 -

PROJETO SOCIAL: AS BOAS NOVAS, AFETO ENTRE GERAÇÕES

Depois de dias de trabalho e de dedicação os alunos do Oitavo ano e do Ensino Médio, juntamente com os professores, receberam as vovós do Abrigo Frederico Ozanan na nossa escola. O lanche que foi preparado e servido com amor e carinho pelos alunos de Química e Culinária, do Ensino Médio, com a orientação da professora Jucicleide, estava uma delicia.

Um projeto que iremos levar para sempre em nossos corações. Foi um dia de grande festa com a participação das vovós. Elas dançaram, ganharam presentes e se divertiram com as apresentações dos alunos do Ensino Médio da disciplina Oficina do Corpo e com a gentileza do Mágico Gabriel.

Choramos, rimos e nos divertimos. As vovós conheceram os alunos que escreveram e enviaram as cartas carinhosas ao abrigo que elas receberam, um sentimento único de amor verdadeiro.
Ao final do dia todos nós saímos com novos vínculos que se formaram ali. A energia estava a mil.

- G4 -

Professora Debora
A relação com os animais da nossa fazendinha, também contribui para o fortalecimento de vínculos, interações e afeto, que fazem parte do desenvolvimento e aprendizagens das nossas crianças do G4-B Turma das Letras.

- 1º ANO C -

Professora Talita
Chapeuzinho vermelho
As crianças do 1º ano C estão envolvidas em um Projeto sobre as várias versões da história de Chapeuzinho Vermelho e, pensando nas oportunidades de escrita e leitura em que as crianças ampliam o repertório de conhecimentos acerca do sistema, foi proposto que ordenassem a música da história, já conhecida e decorada pela turma, com o objetivo de avançarem em suas hipóteses.

- 2º ANO -

Professora Ariadne
Apreciando a Arte
Os alunos dos 2º anos conheceram e se apropriaram das características das obras de dois artistas brasileiros: José Leonilson Bezerra Dias e Bispo do Rosário que fazem uso recorrente de costuras, bordados, instalações e palavras de expressão e versos onde expressam seus sentimentos. Inspirados nos artistas, nossos alunos produziram obras bidimensionais em tecido e também instalações.

- 3º ANO C -

Professora Katia
O Sabor dos Alimentos
Através dos estudos sobre os órgãos dos sentidos, os alunos do 3º ano C realizaram uma atividade prática, onde sentados em roda, puderam colocar em jogo tudo que aprenderam sobre o paladar, olfato e tato. Foram disponibilizados três pratinhos, cada um contendo cebola, maçã e laranja.
Os alunos, com os olhos vendados, tinham que escolher qual sentido usariam e assim, adivinhar o nome do alimento a que se referia. Desta forma, puderam desenvolver o pensamento científico, crítico, criativo, além da argumentação (habilidades importantes destacadas na nova BNCC).

- 4º ANO B -

Professora Lilian

Estudando o Corpo Humano

A turma do 4º ano B efetuou um breve estudo sobre o corpo humano. Quando abordamos a questão da pulsação, o próprio material didático propôs atividades práticas para identificação dos batimentos, em repouso e após atividade física. Por meio dos batimentos do coração, o sangue circula por todo o corpo. Todos estavam muito envolvidos e a aluna Julia trouxe um aparelho (Oxímetro de pulso para dedo), pois a mãe é da área da saúde. Todos estavam interessados em medir a pulsação com o aparelho. A reflexão do grupo foi sobre a função do sangue que é de transportar o gás oxigênio, entre outros, por todo o corpo.

- 5º ANO C -

Professora Sueli
Jogo das Regiões Brasileiras
A utilização de jogos aplicados no ensino de Geografia tem como objetivo principal aproximar o conteúdo aos alunos, motivando-os a estudar de forma mais atrativa. Através do jogo, os alunos puderam aplicar seus conhecimentos sobre a grande diversidade das cinco regiões brasileiras e ampliar seus saberes tornando-os mais significativos..