EDIÇÕES ANTERIORES:
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
 - ed. 22  •  Fev/19 - 

- Berçário -


Pensar livre
No berçário as possibilidades são muitas quando oferecemos a diversidade dos materiais e permitimos que o pensar livre encontre as respostas.

- G2 B -

 Professora Paula Ortiz 

Dando assas a imaginação
Os cantinhos são oferecidos diariamente na educação infantil, proporcionando as crianças um momento único de acolhimento, brincadeira, interação, muita criatividade e aprendizado. Nesse momento são oferecidos diferentes brinquedos, objetos e novas texturas, entre eles os materiais não estruturados possibilitando que as crianças criem e recriem com a diversidade de experiências sensoriais com elementos que podem se tornar o que elas desejarem com liberdade e dando assas a sua imaginação com infinitas possibilidades, construindo, criando, montando e remontando ou se tornando objetos de suas vivencias.

- G3 B -

 Professora Luciana 

Explorando!
A partir da leitura do livro "O bichinho da maçã", a turma do G3 B Água explorou o animal que mais lhes chamou a atenção, através da pintura. As múltiplas linguagens de um cotidiano muito feliz!

- G4 B -

 Professora Paula 

Se aventurando com a matemática
O olhar de quem compartilha um momento desafiador de jogo matemático! Por meio dele, as crianças se apropriam de regras, aprendem estratégias, superam os desafios e se divertem. Neste jogo com dados a turma do G4 explora de maneira lúdica a relação dos números com as respectivas quantidades.

- G5 B -

 Professora Aline 

Novas cores
Através da arte podemos nos expressar e entender melhor os nossos sentimentos, além de nos divertir descobrindo coisas novas. Os alunos do G5 participaram de uma aula de magia, a partir das cores primárias. Cada criança criou a própria cor preparando a sua mistura. As cores criadas ficaram diferentes e exclusivas.

- BUMBLEBEE -


Love is in the air
Bumblebee classes started in February with a lot of love and friendship in the air. This is because Valentine’s Day, celebrated on February 14 th in the USA and other countries around the world, provided us a great opportunity to talk about this amazing holiday. As in these countries, our students prepared Valentine’s cards to give their families, friends, teachers and even their pets! Every year, in our bilingual classes, we review the story and traditions about Valentine’s Day and do some activities to fix the vocabulary. We also have some fun playing in the computer lab. Valentine’s Day in Brazil is celebrated on June 12 th and it is a romantic day just for couples. While in other countries it’s the day to exchange gifts like flowers, cards and chocolates with someone you love and care, can be your mom, dad, grandma, grandpa, teachers, friends… so Happy Valentine’s Day everyone!

- 1º ANO B -

 Professora Larissa 

Escrita coletiva
Turma do mar, na construção de uma lista com as histórias conhecidas que tem como cenário principal a floresta. As estratégias de escrita fazem parte da proposta de alfabetização no grupo de 1º ano, contemplando textos e listas coletivas em que crianças alfabéticas são escribas e emprestam a mão nesta produção. Esta é uma ferramenta importante nas reflexões do grupo sobre o sistema de escrita uma vez que todos contribuem, observam e criam novas hipóteses sobre este universo.

- 2º ANO A -

 Professora Debora 


Brincando com a Geografia
Na aula de Geografia as crianças estão trabalhando atividades que fazem durante o dia e a noite, sendo assim, apresentamos o movimento de rotação da Terra onde o globo representa o planeta Terra e a lanterna representa o Sol. A turma do 2º - A ficou bem animada e pudemos brincar usando este material para conhecer um pouco mais desse movimento. Descobriram que para a Terra dar uma volta ao redor de si mesma, leva aproximadamente 24 horas.

- 2º ANO C -

 Professora Lilian Cristina 


Aprendendo sobre o globo terrestre
A turma do 2.º ano C executou uma atividade prática, através da qual puderam compartilhar as informações que já dominam sobre o planeta Terra, reconhecer que o movimento do planeta ao redor do sol tem a duração de um ano e que o dia e a noite são divididos através dos raios do sol que incidem ou não sobre o planeta Terra. Refletimos sobre a influência do dia e da noite em nossa rotina diária e então, eles elaboraram algumas questões para futuras descobertas referentes à vivência com o globo terrestre.

- 3º ANO B -

 Professora Sueli 


Trabalhando em dupla
O trabalhar em parceria faz parte da nossa rotina escolar possibilitando a troca de saberes e a ajuda mútua. Nesta atividade, os alunos já tinham de memória a fábula “A cigarra e a formiga” e receberam tiras com trechos da história. Foram desafiados a ler, discutir e organizá-los numa sequência lógica dos acontecimentos. Desafio aceito, mãos à obra...

- 4º ANO C -

 Professora Ariadne 


Quem disse que bingo é uma brincadeira só para os mais velhos?
Uma das formas dessa brincadeira ser utilizada é usar a multiplicação para ajustar este jogo simples como uma forma excelente de ensinar não apenas a tabuada, como os cálculos básicos em geral.

Dessa forma, as crianças desenvolvem estratégias de cálculo mental que ajudam na memorização das tabuadas. Foi uma forma divertida de aprendizagem!

- 5º ANO A -

 Professora Sueli 


Jogos Matemáticos 
Com o objetivo de tornar a aprendizagem significativa e retomar os conteúdos trabalhados, os alunos do 5º ano A foram convidados a criarem seus próprios jogos onde pudessem pôr em prática seus conhecimentos matemáticos. A criatividade e envolvimento do grupo foi surpreendente! Os jogos criados foram compartilhados entre os grupos e todos puderam experimentá-los e apreciarem a criação dos amigos.

- 5º ANO B -

 Professora Katia 


Contos das mil e uma noites
Em nossas aulas de produção de texto, os alunos do 5º ano B, fizeram uma reescrita de um dos "contos das mil e uma noites". A professora selecionou e projetou um texto de um aluno do grupo onde faltava coesão, questões ortográficas e estrutura textual. Após terem refletido, fizeram uma nova reescrita coletiva, onde cada um pôde desenvolver a troca de saberes, o confronto de ideias, além da interação.

- ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO -
Na Semana Pedagógica, em fins de janeiro, os professores estudaram as ditas Metodologias Ativas que são procedimentos didáticos que dinamizam os cursos e que colocam o aluno em situação de produção. O papel do professor nestas práticas é preponderante. Muitas vezes, parece que está passivo no processo, mas, desde a elaboração da aula até sua execução, há uma ação bem definida. Muitas dessas metodologias são adotadas em nossa abordagem há tempos; outras, começam a ser inseridas agora. Apreciem algumas delas durante o mês de fevereiro!
6º e 7º Ano
Estudos do meio e saídas pedagógicas
Uma de nossas metas do ano é fazer mais estudos em espaços não formais e, com os estudos do meio e saídas pedagógicas, isso se formaliza. 6º e 7º anos visitaram a exposição “Os Planetas de Ziraldo”, na Casa Melhoramentos em que participaram de oficinas, assistiram a vídeo sobre a vida e obra do autor e, principalmente, coletaram elementos que lhes auxiliarão na temática de nossa mostra cultural.

 
6º ANO
Sala de aula invertida

Os alunos do 6º ano foram desafiados a propor um experimento que comprovasse a existência do ar. Assim eles pensaram experimentos e materiais e, na aula de laboratório, explicaram sua apresentação científica. Era deles a incumbência de demonstrar e a professora só mediou e tirou eventuais dúvidas.
8º ANO
Gameficação
Nos estudos das figuras geométricas, os alunos pesquisaram e apresentaram para a turma as características físicas daquela que lhes coube. Num outro momento, fizeram construções tridimensionais com palitos e balas de goma concretizando os conceitos mostrados. Foram orientados pelo Prof. Zeus.
9º ANO
Sequência didática

O laboratório é sempre inserido em uma sequência didática, ou seja, pode aparecer como motivação e observações iniciais dentro de um determinado conteúdo, pode ser o desenvolvimento dos conceitos ou, mesmo, a experimentação a partir de um dado estudo já feito. Nunca um experimento estará isolado de uma sequência didática. Nesse caso, os alunos do 9º ano, fazem a montagem de um meio de cultura e semeadura de bactérias cujos estudos vêm sendo feitos desde o início do ano e continuarão com novas etapas, inclusive, laboratoriais.
2º ANO
Uso de espaços não formais

Na contextualização dos estudos sobre cálculo estequiométrico que lida com as quantidades exatas de reagentes e produtos nas reações químicas, os alunos da 2ª série do Ensino Médio realizaram adaptações de receitas de bolo para quantidades mínimas – o famoso bolo de caneca, na Cozinha Experimental.



Avenida José da Rocha Viana, 475/499 • Pedra Branca • São Paulo • SP
educação Infantil: (11) 2231-7789 • demais cursos: (11) 2232-8444