EDIÇÕES ANTERIORES:
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
 - ed. 19  •  ago/18 - 

- BERÇÁRIO -

 Professora Beatriz 

Uma brincadeira saudável
A relação entre o brincar e o brinquedo intermediam a brincadeira. Enquanto brinca o bebê movimenta o brinquedo com competência e suavidade. Olhar para essa dança articulada nos possibilita entender um pouco mais sobre a nossa natureza. 

- G2 -

 Professora Debora 

Investigação
Os animais fazem parte do cotidiano dos alunos do G2-A no Colégio Cantareira. Entre um percurso e outro, os pequenos se deparam pelos corredores da escola com as galinhas de nossa fazendinha. Já no grande aquário, eles observam os peixes e as tartarugas. O despertar da curiosidade acontece e assim partimos para a investigação sobre os bichinhos. 

- G3 A -

 Professora Fabiana 

Explorando novas possibilidades  
A artista japonesa Yayoi Kusama, que faz sucesso com suas obras repletas de pontos e esferas coloridas, de diversos tamanhos e texturas, contribuiu com a inspiração da instalação artística do G3, um jogo artístico que oferece diferentes estímulos às crianças. Além disso, sentem o despertar da vontade de explorar e de aprender, do desenvolvimento motor estimulando a imaginação e criatividade através do jogo.

- G4 -

 Professora Aline 

De volta as aulas
Para animar ainda mais a volta аs aulas, depois de uma divertida roda de conversa sobre as férias, os alunos do G4 A realizaram uma pesquisa em revistas e jornais, ilustrando as aventuras vividas no mês de julho.

- G5 -

 Professora Talita 

Roda de conversa
Sabemos que se expressar oralmente com clareza e autonomia está diretamente ligado аs vivências do indivíduo e аs oportunidades de participar ativamente como interlocutor, ouvinte e protagonista em diversas situações comunicativas. Isto porque a comunicação oral permeia o nosso dia a dia em diferentes práticas sociais: conversas, apresentações, explicações, entrevistas e debates, entre outros. Portanto, falar bem é uma condição da cidadania e a Educação Infantil pode trazer muitas contribuições para a aprendizagem dos pequenos. Pensando sobre isso, nada melhor que uma roda de conversa com um piquenique para retornar аs aulas e compartilhar das novidades e experiências. A turma do G5 se reuniu no pátio, tomou seu delicioso lanche e conversaram sobre as viagens, os passeios e as brincadeiras que fizeram nas férias. E puderam matar as saudades que estavam sentindo da escola e de seus amigos.

- 1º ANO A -

 Professora Fabiana 

Criando novas cores
A atividade disparadora para o Projeto Música em Família- Receita de Felicidade - foi um delicioso encontro preparado no pátio infantil, com a produção de tintas a partir de elementos naturais como beterraba, cenoura e espinafre. Realizamos uma encantadora roda de conversa, onde demos voz аs crianças que falaram sobre seus hábitos familiares e a importância de estar com a família. Todos se expressaram através de um desenho em pratinhos de papelгo, ao som da música "Maçã do Amor". Esta experiência mostrou-se rica em sensações, descobertas e muita alegria.

- 1º ANO B -

 Professora Samantha 


Trabalhando com os gráficos
Trabalhar com os gráficos é um dos desafios do 1º ano. Com eles os alunos fazem suas pesquisas, preenchem o gráfico e analisam as quantidades. Uma tarefa divertida, que ajuda na autonomia, na reflexão, problematização e cálculos.

- 3º ANO A  -

 Professora Sueli L. da Silva 


Culinária Peruana
A ida à Cozinha Experimental para o preparo de uma receita peruana é uma das etapas do nosso projeto "Letras através do Mundo". Já havíamos preparado um prato principal: o Ceviche . Agora, chegou a vez da sobremesa. A receita escolhida pelo grupo do 3º ano A foi Arroz con Leche. As crianças, muito atentas, puderam vivenciar todo o preparo do doce e , ao final, se deliciaram degustando-o .

- 2º ANO A -

 Professora Larissa 

Conhecendo o mundo dos animais
Durante as aulas de ciências a turma do 2º ano está conhecendo um pouco mais sobre a vida dos animais. Que ambiente fazem parte, como se locomovem, tipo de alimentação e revestimento corporal. Sendo assim, durante uma aula no espaço da biblioteca eles puderam ter a experiência de pesquisar mais informações sobre os animais. A atividade foi realizada em dupla, crianças exercendo o papel de escuta para outro principalmente no momento de registro dos resultados pesquisados nos livros.

- 3º ANO B -

 Professora Miriam 


Uma agradável surpresa
Os alunos do 3º ano B, chegaram em mais uma etapa do projeto "Letras através do mundo" e a nossa proposta era que cada aluno junto com a sua família, pesquisasse uma receita da culinária peruana, e no dia combinado compartilhasse com os colegas, trazendo informações curiosas sobre a receita escolhida. Para a nossa surpresa o aluno Murilo Araújo Arantes, junto com a sua família em especial a mãe Viviane Araújo Arantes fizeram com carinho a receita do alfajor peruano em casa e ele trouxe essa deliciosa sobremesa para os colegas degustarem. Ficamos muito felizes com o desempenho e a parceria da família. As crianças adoraram o alfajor peruano!!!

- 5º ANO A -

 Professora Claudia 


Novos experimentos 
O Tangram é uma forma lúdica e prazerosa para trabalhar a geometria permitindo ao aluno realizar experimentos e deduções a partir do material concreto. Também é usado como quebra-cabeça chinês formado de sete peças: um quadrado, um paralelogramo, dois triângulos isósceles congruentes maiores, dois triângulos menores também isósceles e congruentes e um triângulo isósceles médio. As sete peças formam um quadrado. Nesse trimestre, fazendo uso do Tangran, os alunos do 5ºano A realizaram o estudo para localização dos ângulos nas figuras geométricas e trabalharam a medida desses ângulos de uma maneira lúdica e prazerosa.

- ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO -
ETA Guaraú
Os 6º anos anos saíram em visita à Estação de Tratamento de Água Guaraú, unidade da SABESP bem próxima à escola, mas pouco conhecida dos moradores. A proposta foi conhecer e refletir sobre a importância da água enquanto recurso natural esgotável e discutir o cuidado em relação a sua poluição pois o processo de limpeza que será observado é complexo, de alto custo e requer uma preservação através da educação como forma de tornar eficaz o tratamento e o uso racional da água. Vivenciaram todas as etapas do tratamento desde a captação da água dos rios a cada passo do processo até a sua saída para abastecer. Como já abordamos em outra edição, a aula externa acaba por concretizar muitas horas de estudos teóricos e, com a vantagem, de ter um aspecto lúdico inegável.
Nascente do Tietê
Essas turmas foram a Salesópolis em fins de junho, conforme publicamos na última edição. Contudo, um estudo do meio é uma aula externa que não se encerra ali. Os alunos dos 7.os anos e dos 8.os produziram apresentações em multimídia para apresentar um seminário a outras turmas multiplicando o conhecimento adquirido. Os 6.os anos receberam os 7.os e os 9.os assistiram às apresentações dos 8.os. A vivência dos alunos na apropriação do tema lhes dá segurança para enfrentar uma outra turma, até mesmo mais velha, e multiplicar seus conhecimentos.
ARTE: ALÉM DAS ARTES PLÁSTICAS
Música
O Colégio Cantareira investe no desenvolvimento global de seus alunos. Assim, o componente curricular Arte tem sua importância respeitada como tal entre as demais. 2ª série do Ensino Médio fez experimentos com sons a partir dos estudos feitos em aula. O resultado foi uma variedade de artefatos e técnicas de entoar melodias.
Mímica
Os 8º anos estudaram o cinema mudo e como se dá essa comunicação não verbal que requer que o gesto, a dinâmica corporal, a expressão facial que comunica efetivamente. Além de um exercício artístico, é uma oportunidade de os estudantes exercitarem o silêncio, a comunicabilidade sem fala. Eles se esmeraram em seus figurinos e em suas apresentações.
NÍVEIS DE APROFUNDAMENTO
Numa abordagem espiralada, isto é, que considera o conhecimento prévio que impulsiona o novo, revisitarem-se temas é um recurso pedagógico recorrente. Os 7.os anos e os 2.os do médio estudaram, em zoologia, os anelídeos e tiveram aulas de laboratório explorando as minhocas: sua anatomia, sua fisiologia. O mesmo objeto de estudo em dois momentos do curso de nossos alunos. O olhar investigado migra da curiosidade para a cientificidade. Alguns precisam desses novos momentos para sedimentar o que viu em um momento de menor maturidade. Entretanto, o resultado esperado é semelhante, que, além da compreensão do conteúdo e ampliação do conhecimento, há nova oportunidade de se desenvolverem habilidades e transformá-las em competências que auxiliarão o estudante em sua capacidade geral.
INTERDISCIPLINARIDADE
Na 1.ª série do Ensino Médio, a Idade Média é abordada sobre vários aspectos que dialogam entre si e compõem um conhecimento mais amplo e, portanto, mais significativo. A proposta em Arte era de, após o estudos dos vitrais medievais, que os alunos compusessem suas obras com as técnicas desenvolvidas naquele período, mas atualizando tematicamente. O resultado é muita criatividade! Os estudos medievais de nossos alunos se compuseram de aulas de História, Literatura, Língua e Arte.



Avenida José da Rocha Viana, 475/499 • Pedra Branca • São Paulo • SP
educação Infantil: (11) 2231-7789 • demais cursos: (11) 2232-8444