EDIÇÕES ANTERIORES:
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
 - ed. 15  •  mar/18 - 

- G2 -


A leitura que encanta...
As crianças pequenas do G2 A são convidadas a momentos de muito afeto nas rodas de leitura.
A voz que conta, encanta, chama a atenção dos olhinhos de cada um e nas imagens que ilustram elas encontram o significado ao pensamento. Sobretudo são expressões dos corpos destas crianças que expressam as emoções promovidas neste momento genuíno!

- G3 -


Modelando com papel machê
​Através de uma experiência que contemplou ecologia e arte,  o grupo do G3A  fez uso de alguns elementos, como jornais em pedaços, água, cola branca e tinta guache para fazer uma receita básica de papel machê. Para além da criatividade, o papel machê proporciona uma riquíssima experiência sensorial para as crianças e um processo que envolve picar e amassar com as mãos, modelar esculturas, construir e desconstruir.

- G4 -


Meios de transporte marinho
Como parte do projeto de artes os alunos do G4 A vivenciaram um momento   divertido após ampliarem seus saberes sobre a vida e obra do artista Carlos Vilaró.  Representando com dobradura um dos meios de transporte utilizados por ele,  o barquinho deu asas à imaginação. Pronto, é só navegar!

- G5 -


As formas e cores das artes
A abertura do projeto de artes do G5 foi encantadora aos olhos das crianças.
Elas puderam ampliar seus conhecimentos sobre quais materiais podemos usar para o fazer artítistico e a possibilidade do uso da água.
Um pouco surpresas, as crianças conheceram artistas contemporâneos que usam este elemento em suas obras, além de  espaços inusitados para criarem.
Nesta vivência puderam explorar o uso de tintas para misturas, criando outras cores.
Novas cores, novos olhares e novas experiências...

- 1º ANO A -


Expressar emoções!
As crianças de 1º ano puderam vivenciar um momento de reflexão sobre suas emoções e o que fazem para lidar com elas. Descobriram  que os sentimentos e emoções nos ajudam a pensar e ajudar os amigos, como também expressarem-se melhor. 
Nesta atividade sobre sentimentos as crianças puderam expressar o que estavam sentindo naquele momento, utilizando materiais diversos que representassem suas emoções.

- 1º ANO B -


Bingo de letras
Um dos pré requisitos que garantem o início da alfabetização  é o reconhecimento das letras do alfabeto.  A partir disso cada criança passa a criar suas hipóteses de escrita partindo dos seus conhecimentos sobre este universo.
Este processo de reconhecimento acontece de forma significativa e divertida no 1º ano B,  quando propomos aos alunos situações como jogo de bingo de letras.  A cada rodada os alunos conseguem se apropriar da imagem e do som de cada letra , ampliando seu repertório.

- 2º ANO A -

 

 Professora Larissa 


Explorando sensações....
Os grupos dos 2 anos estão estudando o corpo humano e temos utilizado diferentes estratégias para tornar esta aprendizagem mais significativa. Desenvolvemos uma atividade prática, onde as crianças, em roda, uma a uma exploravam uma caixa surpresa e utilizando dos diferentes sentidos (tato, olfato, audição, visão e paladar) elas tinham que adivinhar o que tinhamos escondido na caixa. Foi muito interessante, pois as crianças aprenderam estimulando sensações e aguçando lembranças de cheiros e formas que os levaram as conclusões sobre os objetos contidos ali.

- 2º ANO B -


 Professora Ariadne 


Construindo representações dos conhecimentos...
Discutir com as crianças sobre a possibilidade de construirmos uma maquete da sala de aula depois de aprendermos sobre o que é uma planta baixa, gerou muita curiosidade e motivação nos alunos de 2º ano. De acordo com os Parâmetros Curriculares é importante que o aluno saiba interpretar cartas geográficas e produzir representações próprias do espaço ao término do ensino fundamental.
A maquete representou o espaço estudado de tamanho reduzido. Durante a construção, rica em detalhes, o grupo mostrou-se colaborador e motivado. As crianças puderam observar de uma forma mais criteriosa, reconhecendo diferentes formas de representação espacial, desenvolvendo várias habilidades e competências.
A planta baixa da sala de aula foi construída coletivamente enquanto os olhinhos estavam fixos e brilhantes nas descobertas que iam sendo feitas. Em casa as crianças construíram a planta e a maquete de seu quarto escolhendo materiais que pudessem ter representações muito significativas para tornar a maquete algo bem real. O resultado foi surpreendente!

- 3º ANO B -


 Professora Miriam 


Investigar e aprender....
O olhar investigativo é muito importante para as crianças, pois elas querem ver na prática suas hipóteses serem discutidas e concluídas, além da ação colaborativa em grupo.
Os alunos do 3º ano B, após identificarem as etapas de formação do solo, que são originados de diferentes tipos de rochas-mãe e que o solo é resultado de um processo que mistura fragmentos de rocha, água, ar, e restos de seres vivos, foram no laboratório observar e comparar diferentes amostras de solo como, por exemplo: solo com muita areia, com muita argila e com terra de jardim.
Nesse experimento a turma percebeu as diferenças de cores e de tamanhos dos grãos usando uma lupa como apoio e depois de colocarem um pouco de água perceberam que os grãos se separaram facilmente.

- 3º ANO A -


 Professora Sueli Lucena 


Estudo de meio... uma forma de trazer sentido аs aprendizagens!
Sempre que possível tentamos complementar os estudos feitos em sala de aula com investigações sejam estas em laboratórios e em campo. Estas práticas tornam a aprendizagem significativa. Os alunos do 3º ano A partiram para uma análise do quarteirão do colégio observando os seus arredores, refletindo sobre os assuntos abordados em sala  e relacionando os saberes adquiridos com o que viam. Nesta visita, tiveram que apurar os sentidos e aguçar o olhar investigativo. E até fizeram uma entrevista com um funcionário da prefeitura quer fazia a limpeza do bairro.

- 4º ANO A -

 

 Professora Katia 


Leitura através do mundo 
Os alunos do 4º ano tiveram como atividade disparadora do projeto "Leitura através do Mundo" a apresentação da personagem Sherazade, que encantou as crianças com suas histórias e compartilhou com eles um pouco da cultura  da Arábia. Falou de suas peripécias para escapar da morte de um rei que traído pela esposa passou a desprezar todas as mulheres do reino.

- 5º ANO A -


 Claudia Spaolonzi 


Degustação de café da manhã típico das regiões brasileiras feita pelos alunos do 5º ano A
Em março os alunos do quinto ano puderam apreciar e degustar alguns alimentos consumidos no café da manhã de diversas regiões brasileiras.O objetivo dessa atividade não era só o comparativo das diferenças alimentares entre as regiões, mas ampliar o repertório sobre as diferentes culturais através da observação dos hábitos alimentares, do modo vida, das paisagens, do clima  entre tantas outras curiosidades sobre cada regiгo. Algumas crianças conseguiram produzir a receita escolhida com o auxilio dos pais, o que eles faziam questão de enfatizar  durante o momento de degustação das outras turmas e dos funcionários convidados. Foi uma atividade muito prazeirosa para todos.

- 5º ANO C -


 Professora Sueli Lucena 


A tão temida Matemática...
Temos refletido se as formas de ensinar tem criado oportunidades para que as crianças assimilem conceitos e compreendam procedimentos de uso dos conhecimentos matemбticos. Muitas crianças tem se arriscado e enfrentado o medo de errar ao lidar com os número> Já as situações-problema são sempre uma oportunidade para que elas descubram que não existe um único jeito de se fazer matemática. Desta forma, temos caminhado nesta longa estrada para despertar para o gosto das crianças para esta área do conhecimento. Os alunos sentem-se motivados  ao resolverem desafios, cálculos e situações problemas em duplas ou individualmente. Neste mês de março, o 5º ano C iniciou a divisão por dois algarismos e ficaram encantados em ver que o processo é o mesmo e que saber a tabuada é fundamental. 




Avenida José da Rocha Viana, 475/499 • Pedra Branca • São Paulo • SP
educação Infantil: (11) 2231-7789 • demais cursos: (11) 2232-8444