EDIÇÕES ANTERIORES:
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
 - ed. 20  •  Set & Out/18 - 

- BERÇÁRIO -


Uma pesquisa feita através de muita concentração na tentativa do encaixe.
O bebê testa as diversas hipóteses deste encaixe e vive seu processo singularmente, em uma rica jornada.

- G2 -

 Professora Debora 

Plaquinha com nome
Trabalhar nome próprio com apoio da foto está sendo um grande desafio para os pequenos do G2 neste segundo semestre. Diariamente fazemos a chamadinha usando as plaquinhas com nome e fotos. Alguns já reconhecem seu nome verbalizando a letra inicial. Outros além de reconhecer o próprio nome, reconhecem o nome dos colegas pela letra inicial. Uma atividade rica e muito prazerosa para eles, pois quando obtém essa conquista de reconhecimento ficam muito felizes.

- G3 A -

 Professora Beatriz 

Brincando de ser um artista
Inspirados pelas obras da artista Yayoi Kussana, as crianças do G3 utilizam como base caixas de papelão, tinta e os próprios dedos, para expressar a forma como percebem a obsessão infinita da artista por bolinhas.

- G4 -

 Professora Aline 

Fazendo arte com barbante
Desenho com barbante. Uma divertida forma de trabalhar a coordenação motora fina, além de exercitar a criatividade. Os alunos do G4 A confeccionaram lindos desenhos usando apenas o barbante como instrumento.

- G5 -

 Professora Talita 

Pescaria de tampinhas - Turma do Vídeo Game
Mexer com água sempre é interessante para os pequenos. A pescaria de tampinhas foi baseada em exercícios de motricidade Montessori, linha que prioriza a experiência, compreensão do abstrato através do palpável e a repetição como forma de absorver o aprendizado. As crianças aprendem pelo contato direto com a água e o material (redinhas de pesca ou mesmo coadores de cozinha, brinquedos de plástico) e o aperfeiçoamento da coordenação motora através da repetição de uma mesma série de movimentos (mergulhar a rede, pescar, erguer, carregar, despejar).

- 1º ANO B -

 Professora Samantha 


Jogo de roleta
O jogo da roleta permite que os alunos façam cálculos de adição e subtração brincando. Em duplas, cada aluno faz sua jogada na roleta e os valores deverão ser somados ou subtraídos conforme a proposta da professora, fazendo com que eles também reconheçam os números e tenham noção de quantidade.

- 1º ANO C  -

 Professora Talita 


Chapeuzinho vermelho
As crianças do 1º ano C estão envolvidas em um Projeto sobre as várias versões da história de Chapeuzinho Vermelho e, pensando nas oportunidades de escrita e leitura em que as crianças ampliam o repertório de conhecimentos acerca do sistema, foi proposto que ordenassem a música da história, já conhecida e decorada pela turma, com o objetivo de avançarem em suas hipóteses.

- 2º ANO A -

 Professora Larissa 

Vivenciando a arte
A arte é uma forma de entender a vida e de desenvolver sensibilidade para olhar o mundo com a beleza da alma. "Comer arte com os olhos" e fazer arte é um dos momentos mais cheios e emoção que possa existir dentro de uma escola. E isto, entre as crianças é mais potencializado como uma forma de expressar e de construir afetos, além de desenvolver criatividade e ampliar o conhecimento de mundo. As crianças dos 2° anos, durante esse semestre, conheceram e se apropriaram de novas técnicas a partir da observação e do estudo sobre os artistas José Leonilson e Bispo do Rosário (artistas contemporâneos). Entre agulhas, fios, cores e sentimentos as crianças expressaram-se através do alinhavo, um desafio também para a coordenaзгo motora que encantou e despertou interesse em todos que participaram.

- 3º ANO A -

 Professora Sueli L.


Brincar, correr e pular
Nas aulas de Ciências, os alunos do 3º ano A puderam conhecer a biografia do artista plástico Ivan Cruz, carioca que sempre retratou em suas obras temas de sua infância. Analisaram algumas de suas obras que retratam, de forma encantadora, inúmeras brincadeiras infantis e compreenderam que os movimentos estão presentes em todas as atividades que realizamos no dia a dia. No Ateliê de Arte, puseram as mãos à obra e puderam fazer a releitura da obra Várias Brincadeiras, pintada pelo artista Ivan Cruz, em 2006.

- 3º ANO B -

 Professora Mirian 


Descobrindo um novo passatempo
Os alunos do 3º ano B, tiveram a oportunidade de conhecer o Tangram que é um passatempo matemático de origem chinesa e bastante antigo. Conheceram a lenda sobre o Tangram e suas peças, que têm formas geométricas bem definidas que reunidas formam um quadrado. Esse jogo é constituído por sete polígonos e os alunos tiveram que compor figuras variadas com as peças, sem sobrepor e para finalizar cada aluno inventou uma figura podendo ser figuras humanas, de animais, de plantas, ou objetos variados. As crianças adoraram criar e explorar o Tangram.

- 4º ANO A -

 Professora Katia 


Separando uma mistura
Como parte do conteúdo de ciências, os alunos do 4ºano foram ao laboratório para observarem como são feitos os processos de separação de misturas heterogêneas da água. A atividade teve como objetivo a identificação de dois processos de separação de misturas: a decantação e a filtração. Dessa forma, foi enfatizada a importância da formulação de hipóteses para elaboração de conhecimentos científicos.

- 5º ANO A  -

 Professora Claudia 


Trabalhando em um seminário
Em outubro os alunos do 5ºano A receberam um desafio bem grande. Após desenvolver o conteúdo de Geografia sobre as principais paisagens vegetais brasileiras, organizei o grupo em duplas e defini com eles os temas que cada um iria trabalhar com o colega. Nas pesquisas abordaram aspectos pré definidos, não esquecendo das características da vegetação, principais espécies da fauna e da flora e os motivos da devastação. Após realizarem esse trabalho, prepararam cartazes e apresentaram um seminário .Esse processo foi todo desenvolvido em sala de aula, onde a participação e a dedicação do grupo foi surpreendente.

- ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO -
6º Ano
Para praticar os conceitos estudados nas aulas de Retórica, em Filosofia, os alunos sob a orientação do Prof. André, simularam eleições. Os alunos pesquisaram o que fazem o Presidente, o Senador e o Governador, criaram seus partidos, construíram suas propostas e apresentaram candidaturas por meio de curtos vídeos de propaganda eleitoral. O produto foi muito positivo. Deu-se a eleição em urna eletrônica e chegou-se aos resultados como imprensa divulga as eleições reais.
Em Ciências, com a Prof.ª Sonia, estudaram o meio ambiente e tudo que nele há e fizeram um ecossistema em recipiente de vidro, vegetação e até animaizinhos como minhoca que vieram com a terra. Todos mostravam seu resultado final de estudos científicos com uma verdadeira obra de arte.
7º Ano
O desafio da professora de Inglês Katia foi que buscassem três letras de canções em inglês, as quais foram ouvidas e escolhidas no laboratório de Informática, e destacassem versos dessas. Esses versos foram usados na produção de narrativas. Leitura e produção textual na aula de inglês dos 7. os. 

 
8º Ano
A atividade era What does it taste like? (que gosto tem?) foi desenvolvida pela professora de Inglês com os 8.os anos para que praticassem adjetivos que denotam sabores. Divertida, faz que falem inglês espontaneamente sem a preocupação com a língua, mas com o jogo. Experimentaram vários alimentos como limão, bolacha, chocolate etc.
9º Ano
Nos estudos das figuras geométricas, os alunos pesquisaram e apresentaram para a turma as características físicas daquela que lhes coube. Num outro momento, fizeram construções tridimensionais com palitos e balas de goma concretizando os conceitos mostrados. Foram orientados pelo Prof. Zeus.
1º Médio
Essas turmas estão montando jogos matemáticos. O desafio do tangram é sempre presente com diferentes propostas no decorrer dos estudos de lógica de nossos alunos e foi material de um dos jogos. Também se confeccionou jogoi de trilha com cartas envolvendo cálcuolos. Na aula, o jogo foi experimentado pelos alunos.
 
ENSIMO MÉDIO: NOVOS OLHARES
Dentro do programa de orientação na escolha da continuidade dos estudos em nível superior, os alunos fazem visitam a várias universidades. Nessas instituições, têm a oportunidade de vivenciar o efetivo trabalho escolar da área em questão. Nesse período, foram ao Centro Universitário São Camilo e Faculdade Rio Branco.
BILÍNGUE
Os alunos do programa de educação bilíngue – Bumblebee - tiveram a oportunidade de assistir a peça ‘The Great Collection of Stolen Dreams’ (A grande coleção de sonhos roubados), com apresentação 100% em inglês, com enredo e músicas encantadoras. O vocabulário e as músicas foram previamente trabalhadas durante as aulas, proporcionando um maior entendimento do enredo. Os alunos, inclusive, interagiram com os atores, respondendo perguntas e cantando. Juntar a magia do teatro com o texto em língua inglesa é algo que encanta, diverte e promove cultura. Além de proporcionar aos estudantes uma experiência única de vivenciar o idioma fora da sala de aula. A animação começa no ônibus.



Avenida José da Rocha Viana, 475/499 • Pedra Branca • São Paulo • SP
educação Infantil: (11) 2231-7789 • demais cursos: (11) 2232-8444