A Robótica pode ser uma

A Robótica educacional é uma metodologia de ensino que tem como objetivo estimular o aprendizado na escola, e preparar os alunos para uma nova forma de colocar em prática a bagagem de ensino adquirida nos anos letivos.

O projeto "TEC + CANTAREIRA?", para a Robótica Educacional Stem (sigla em inglês para: ciência, tecnologia, engenharia e matemática), tem como um dos objetivos incentivar os alunos a investigar e materializar os conceitos aprendidos no conteúdo curricular.

A Robótica é a ciência ou o estudo da tecnologia associada aos robôs e a programação. A partir da robótica os alunos vão passar pelas três etapas do desenvolvimento das diversas formas de automatização: o corpo, o cérebro e a linguagem.

O corpo é responsável pelo movimento, mecânica e design do robô. Seja com a utilização de rodas, pernas, braços ou esteiras, os alunos vão trabalhar com diferentes áreas do conhecimento envolvendo cinemática, pneumática e hidráulica.

O cérebro é onde está a inteligência do robô, através de 'hardwares', sensores e arduinos (plataformas de prototipagem eletrônicas), é a fase do robô onde ele obedece a lógica de programação eletrônica.

A linguagem de programação é o idioma em códigos com o qual nos comunicamos com o cérebro do robô.

Através do ensino da Robótica, os alunos podem aprender a linguagem da programação. Tanto a Robótica como a programação, ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico porque os alunos se deparam com ações a serem cumpridas a partir de desafios propostos.

A capacidade dos estudantes em resolver diversos problemas também aumenta em um mundo cada vez mais imerso em diferentes tecnologias, para conseguir realizar uma comunicação com mais eficiência, e a robótica tem papel central nisso.

Ao se falar em programação, muitas pessoas pensam que se trata de um assunto muito difícil e distante do currículo escolar. A parceria do TEC + CANTAREIRA com a 'Modelix Robótica' veio para demonstrar que é possível aprender a programar de uma forma simples, divertida e interativa. A Modelix possui softwares 'open source' com que o aluno também pode ser protagonista de novos saberes a serem desenvolvidos.