Rosa é cor de pele?

Respeito às diferenças: um dos preceitos de nossa proposta

Enquanto escola nos sentimos responsáveis em promover reflexões sobre os modelos ou ideias que a sociedade, furtivamente, vai enraigando em nossas mentes e sobre as quais muitas vezes não paramos para pensar. Este é o caso das bonecas de cabelos sedosos, lisos, loiros parecidos com fios de ouro e corpos esguios e acinturados idolatradas por grande parte das meninas (as famosas Barbies) com as quais as crianças querem brincar exibindo os modelos estereotipados de padrão de beleza (muito embora, ultimamente estas bonecas venham já sofrendo alterações em seus padrões).

Portanto, como educadores e pais que somos, precisamos nos preocupar com o que está nas entrelinhas de uma fala que às vezes chega até nós, através das crianças, reproduzindo padrões que não demonstram o olhar crítico e reflexivo que sempre buscamos desenvolver nelas. Um exemplo disso, vivido ultimamente dentro do espaço de sala de aula, tem sido a insistência das crianças em denominar de cor de pele um lápis de cor que mais se parece com um rosa do que um bege ou marrom ou preto e que está muito longe de traduzir a representatividade da diversidade racial da população brasileira.

De acordo com o Censo/2007 a escala de cores da pele dos brasileiros tem 144 tonalidades diferentes. Por isso, precisamos da ajuda das famílias para desconstruir em nossas crianças a ideia de que o rosa pode ser usado para pintar a cor da pele das pessoas, assim como precisamos de mais bonecas negras de cabelos encaracolados, ou mestiças, ou gordinhas em nossos cantinhos de faz de conta (jogos simbólicos) já que o respeito às diferenças sempre foi um dos preceitos de nossa proposta pedagógica.