ensino médio
Gilson Donato
PREVER O IMPREVISÍVEL

PREVER O IMPREVISÍVEL: A EDUCAÇÃO NOS TEMPOS DAS MÍDIAS ELETRÔNICAS

A tecnologia adentrando a escola, crianças e adolescentes em contato com volume enorme de informações (sem, contudo, mediação para digeri-las), professores saudosos dos tempos em que o giz, a lousa e sua voz seduziam a garotada para a aprendizagem.
Os professores vêm, desde o advento da televisão que foi o primeiro multimeio a oferecer informação em massa, lidando com a necessidade de incluir nos procedimentos escolhidos para preparar uma boa aula a imprevisibilidade.
Parece ilógico, mas o imprevisível deve estar previsto. A mediação do conhecimento com que têm contato pelas mídias a que se expõem, desde jogos eletrônicos a informações acessadas em um blog feito por um amador, acaba estourando na sala de aula.
As famílias, com o tempo reduzido de contato com os filhos, procuram oferecer lazer e companhia desvinculada de obrigações. Assim, a curiosidade, a confirmação daquilo que entenderam, o esclarecimento das dúvidas não surgem a partir apenas do que o professor apresenta em sua aula. Os educandos trazem essas motivações de seus estudos espontâneos que podem advir de um jogo de videogame, por exemplo.
À medida que o educador cerceia esses temas, afasta o aprendente do processo em que o quer inserir. O conhecimento escolar faz parte do conhecimento como um todo; não deve se colocar em uma ilha.
Trazendo as mídias para a sala de aula, a escola faz o aluno, de novo, se sentir à vontade no ambiente de aprendizagem. Essas ferramentas, se bem conduzidas, se mediadas pelo par mais experiente (que deve ser o professor), só oferecem vantagens ao processo.
Para tal, contudo, o professor deve se letrar nesses novos procedimentos: o tablet pode carregar uma enciclopédia, o notebook (como diz o nome) pode ser o caderno digital, o datashow traz uma imagem em tamanho real (por exemplo, um quadro exposto no Louvre, com alta definição dentro da sala de aula), a busca do significado de um termo em um famoso dicionário em versão online no i-pad no momento em que surge a necessidade.
Esses dispositivos eletrônicos trazem em um clique um mundo de informações e, dentro delas, aquelas que provocarão a curiosidade que, cabendo no andar da aula, deverá ser sanada com jogo de cintura do professor, em outras palavras, a habilidade de lidar com o imprevisível.