A documentação

O registro dos percursos educativos na Educação Infantil é realizado por cada educadora em seu cotidiano junto às crianças, são valiosos instrumentos de observação e reflexão, mas também memórias do que foi vivido, recortes da infância de cada criança, documentação em prática.

A documentação pedagógica vai além das fotografias e das anotações, ela requer um olhar para a criança, o espaço, o tempo, os materiais e as relações estabelecidas neste cotidiano.

Cada percurso é um convite à construção de uma concepção de criança complexa, transgressora, desejosa e competente!

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Aqui o conhecimento vai sendo construído pela criança como sujeito capaz, a partir das investigações, da exploração, da criação e ressignificação das descobertas!

OS ESPAÇOS

Os espaços são possibilidades de relações que provocam, que convidam, que sensibilizam e acolhem a criança para o aprendizado.

AS NARRATIVAS

A construção das narrativas acontece na medida em que as educadoras tornam visíveis os percursos e as aprendizagens das crianças, através delas passam a escutar e refletir sobre o processo para entenderem como chegaram até ali. É um percurso que sensibiliza o olhar de cada educadora e resgata sua essência!

ACHADOUROS

Acho que o quintal onde a gente brincou é maior do que a cidade. A gente só descobre isso depois de grande.

A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade que temos com as coisas. Há de ser como acontece com o amor.

Assim, as pedrinhas do nosso quintal são sempre maiores do que outras pedras do mundo.

Justo pelo motivo da intimidade.

Às crianças, que com sua extraordinária capacidade de transformar mundos nos ofereceram oportunidades preciosas de aprender”.

Manoel de Barros