PERCURSOS – PROCESSO INVESTIGATIVO

O pensamento infantil perpassa pela construção de muitas teorias acerca do mundo ao redor e, por isso, o grupo do G5A, através de suas curiosidades, foi convidado a  refletir sobre a construção e estrutura de sua própria casa, sobre o bairro onde vivem e os arredores da escola.  

Através de discussões e de uma pesquisa, elas recriaram  a estrutura, as faixadas e composições de detalhes de onde moram, além também do reconhecimento do ponto de referência. 

Na pesquisa, com apoio de mapas digitais por fotos, satélite e rotas ilustrativas, as crianças conheceram um pouco mais sobre a geografia do lugar onde vivem e fizeram  o registro do percurso diário no caminho até a escola, com destaque e ênfase nos pontos de referência e na distância.

Distância e percursos – Pesquisa

Com o mapa do estado de São Paulo e, em seguida, com o mapa do município de São Paulo, realizamos outra pesquisa sobre proporção, tamanho, distância e reconhecimento dos lugares onde visitamos e moramos por região (as zonas). 

As crianças construíram muitos saberes a partir desta investigação e da curiosidade já presente em cada uma delas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *