PROCESSO INVESTIGATIVO

PLANTIO E OBSERVAÇÃO

A batata doce é um alimento que nos surpreendeu com o espetáculo do seu crescimento.

O grupo do G5B está em processo de observação desde o plantio na água, uma experiência que requer um olhar científico para a transformação.

Desde o primeiro contato, essa experiência foi de muitas hipóteses, em 15 dias as crianças já notaram pequenas raízes e folhas, encantamento ao olhar e que foram traduzidos em seus registros.

DESENHOS DE OBSERVAÇÃO / NARRATIVAS

“Ela vai beber a água pela pontinha, aqui fora também é pontinha, mas ela só bebe por uma pontinha!”

Yasmin

“Eu sei como ela vai crescer, sabia? Ela precisa de muita água pra crescer forte, mas se não tem terra…” “Tem razão, para ela se alimentar ela precisa de água.”

Pedro

“Ela é engraçada e bonita, tem muitos pontinhos, mas sem a terra ela pode crescer mesmo? Quando eu plantei, eu precisei pôr terra toda em cima…”

Lucas Carvalho

“É, eu acho que pode dar certo, mas se ela  crescer mesmo vai virar uma árvore, porque se a gente vai plantar…”

Chiara

“A que eu trouxe ela é engraçada, parece até que tem uma cara aqui, eu gostei muito dela, nem tinha reparado antes.”

Bernardo

“Plantio é de planta, né!?? Mas se a gente não vai plantar … AH, agora eu já entendi, a gente come e cresce, ela vai se alimentar e vai crescer. A minha deve estar com fome mesmo, porque essa pontinha tá com uma cara de que quer comer.””

Catarina

“Minha batata doce não é muito grande, ela tá com a cor certinha e tem só uma marquinha aqui, todas são diferentes.”

Luca

“Ei, eu gostei muito dela, a cor dela é diferente de todos os outros e a minha tem varios furinhos aqui, vou fazer todos, parece que ela quer crescer aqui do lado. Ela vai crescer mesmo! Eu sei …”

Rodolfo

“Minha batata doce, bem assim, toda mexidinha… mas vou fazer o pote aqui com a água dentro, porque ela ainda não cresceu.”

Lorenzo

O que aconteceu neste processo investigativo foi observar com atenção, cuidar para ver crescer, indagações sobre a experiência. Dessa forma, as crianças percebem que a vida é um processo que requer atenção e sensibilidade, que a planta só cresce se for cuidada, assim como todo ser vivo. É o ciclo da vida em nosso Ateliê!


PROCESSO DE REGISTRO GRÁFICO

A vida tem sua própria sabedoria. Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar o broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que têm que acontecer de dentro para fora…

RUBEM ALVES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *