REESCRITAS DE FÁBULAS

Neste semestre, demos início, com muita alegria, ao aguardado projeto de Reescritas de Fábulas. 

Durante todo ano, as crianças não apenas exploraram, mas se apropriaram significativamente do sistema de escrita e diante disso, foram colocadas frente a um novo desafio: a reescrita de um texto, as fábulas, as quais elas já conhecem de memória, e a partir disso, criamos um livro. 

Destinada a ser compartilhada com familiares e amigos por meio de suas autorias, onde o protagonismo de cada criança é único e evidente, as primeiras etapas deste projeto envolveu a criação de repertório de fábulas, sendo assim, nos dedicamos à leitura de algumas de diferentes autores tais como: Esopo, Fedro e La Fontaine, incluímos também autores nacionais como Monteiro Lobato e Millôr Fernandes que nos trazem releituras de escritores europeus, bem como fábulas autorais. 

Muito bem repertoriadas, as crianças elaboraram uma breve apresentação de fábulas selecionadas por elas que iriam para um sorteio para a decisão de que história cada dupla escreveria.

Nesta etapa, o entusiasmo das crianças era evidente, juntos trabalharam de forma autônoma para recontar as fábulas de maneira oral para os outros amigos.  Nessa pequena jornada, foi fundamental o quanto as crianças se apropriaram do vasto universo das palavras e da expressão comunicativa. Também é perceptível as múltiplas facetas comunicativas que a linguagem escrita oferece e que elas se apropriaram. 

A dedicação e comprometimento das crianças são habilidades crescentes e, na escrita, se torna uma alegria pela descoberta do poder das palavras. Cada página do livro autoral será um testemunho não apenas do desenvolvimento acadêmico de cada criança, mas também da rica jornada de autoexpressão que as nossas crianças empreenderam.

Aguardem os próximos capítulos dessa jornada magnífica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *