É incrível como a curiosidade das crianças pode nos levar a explorar e descobrir maravilhas em nosso próprio quintal. Recentemente, observando-as brincando no quintal, algumas investigavam atentamente a terra: “Prô, acho que tem morango enterrado aqui! Vou cavar para achar.” Após cavar bastante, concluiu: “Não é morango! É terra vermelha!”E sugeriu: “Vamos pintar com a terra?” A partir desse olhar, passamos a explorar este elemento e o grupo ficou fascinado com as tonalidades, texturas e também com a vida que no solo habita, pois durante essa exploração, uma descoberta emocionante foi feita: minhocas!
Naturalmente, como acontece com qualquer nova descoberta, as crianças tiveram várias perguntas: O que as minhocas comem? Por que elas vivem na terra? Será que elas mordem? Essas perguntas não só demonstram a curiosidade natural, mas também nos oferecem uma oportunidade emocionante de explorar e aprender juntos sobre o mundo subterrâneo das minhocas.
A partir das perguntas feitas por elas, surgiram algumas hipóteses: Vicente: “Ela come terra”.
“Como folhas!”, disse Gabriel. “Papa”, disse Isadora.
“Acho que ela come pedra” refletiu a Flora.
Então, fizemos uma “Casa das minhocas” usando um pote plástico, colocamos a terra com as minhocas e os elementos citados por eles. Observamos alguns dias e eles constataram que minhoca não come pedra.
Decidimos mergulhar fundo nessa investigação.
Trouxemos algumas leituras, entre elas, a leitura do livro “A Minhoca Dorminhoca em Apuros“.
Através dessa história encantadora, aprendemos sobre as aventuras de uma minhoca enquanto ela explora o solo e os desafios que encontra pelo caminho. Essa história não só nos diverte, mas também nos ensina sobre a vida e o comportamento das minhocas. E ao final, dando continuidade ao processo investigativo, fizemos um convite para montamos uma mini composteira com as crianças. Este é um momento de muita alegria para todos nós, pois as crianças não só aprenderão sobre as minhocas, mas também entenderão a importância vital que elas têm em nosso ecossistema.
As minhocas, conhecidas como “engenheiras do solo”, têm um papel crucial na decomposição de matéria orgânica, ajudando a transformar restos de alimentos em nutrientes essenciais para as plantas. Elas não só comem terra, como também se alimentam de matéria orgânica em decomposição, como folhas caídas, restos de vegetais e frutas (menos as ácidas).
Ao montar nossa composteira, poderemos observar de perto o trabalho incansável das minhocas enquanto transformam os restos de comida em composto rico em nutrientes. Isso não só nos ajudará a compreender melhor o ciclo da vida e a interconexão de todos os seres vivos, mas também nos conscientizará sobre a importância de cuidar do nosso planeta.
Em breve, compartilharemos a continuidade e as descobertas!
“A natureza inspira a criatividade da criança, demandando a percepção e o amplo uso dos sentidos. Dada a oportunidade, a criança leva a confusão do mundo para a natureza, lava tudo no riacho e vira do avesso para ver o que há do outro lado.”
Richard Louv
Quanta descoberta!!!! Criança sendo criança! Isso enche nossos corações. Obrigada
E a cada descoberta tem o adendo das músicas!!! Sempre tem algo novo!! Adorável!