Nas últimas semanas, o 1º ano B- turma da Hiena- da professora Bruna tem vivenciado propostas com jogos, brincadeiras e cantigas de roda como ferramenta de aprendizagem na rotina.
O jogo de memória foi produzido pelo grupo e possibilitou estarem diante de um desafio que chama muito a atenção das crianças desta faixa etária, com suas regras na “ponta da língua” para ensinar aos demais amigos. Essas atividades têm proporcionado momentos de aprendizado, diversão e integração entre o grupo e, contribuindo significativamente para o fortalecimento social e emocional das crianças. É gratificante observar o entusiasmo e a participação de todos, fortalecendo os laços de amizade e colaboração dentro do grupo.
Mas será que os jogos na alfabetização se limitam apenas aos aspectos emocionais e de diversão?
Segundo Maria José da Nóbrega, especialista e estudiosa em linguística e alfabetização, as crianças desenvolvem habilidades tanto na escrita quanto na matemática enquanto brincam. No entanto, ela ressalta que apenas brincar não é suficiente; é fundamental uma intencionalidade pedagógica e planejamento desses jogos e brincadeiras.
Para trazer mais sentido às propostas com jogos, selecionamos experiências que estão alinhadas aos objetivos de aprendizagem específicos para o grupo, adaptando-as de acordo com as necessidades de desenvolvimento dos alunos. Ao integrar jogos de escrita e de números de forma estratégica ao cotidiano, tornamos o processo de alfabetização mais dinâmico, eficaz e prazeroso, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento integral das nossas crianças.