As aulas de biblioteca para o 1° ano- Hiena- da professora Bruna, acontecem todas as sextas-feiras criando uma expectativa prazerosa entre as crianças deste grupo. Por já estarem familiarizadas com o nosso ritual semanal, aguardam com entusiasmo cada encontro.
Ao iniciar a proposta, nos reunimos em uma roda, um momento que representa uma deliciosa partilha. Neste instante, Marilene, frequentemente, tem o privilégio de escolher um livro para que a professora conte a história, ou até mesmo ela conduz a narrativa, despertando a imaginação de todos. O grupo é apaixonado por histórias, mergulham nessa proposta, fazem perguntas, ficam em silêncio, sorriem, fazem cara de surpresa.
Entretanto, o ponto alto da nossa aula é a tão esperada “roda de apreciação”. Nesse momento, damos voz às crianças, proporcionando-lhes a oportunidade de compartilhar suas experiências de leitura. Cada criança tem a oportunidade de relatar, de maneira convencional (por meio da leitura) ou não, os livros que leram na última semana. O desafio vai além de simplesmente apresentar o título da obra, o nome do autor e da editora, ele reside em contar a história que foi lida, recontando-a com suas próprias palavras e dando asas à imaginação.
Nesse momento, a criatividade floresce enquanto as crianças compartilham suas interpretações e conexões pessoais com as histórias que exploraram. Algumas podem recontar os eventos principais com entusiasmo, enquanto outras podem adicionar detalhes inventados ou criar desfechos alternativos.
Essa prática de recontar histórias é incrivelmente benéfica para o desenvolvimento das crianças em várias áreas importantes.
Ao descrever eventos, personagens e emoções, as crianças são desafiadas a encontrar novas palavras e conceitos, enriquecendo seu vocabulário. Além disso, a prática auxilia na expressão clara e coesa das ideias, permitindo que as crianças organizem seus pensamentos e utilizem uma linguagem fluida ao narrar.
Ao recontar histórias, as crianças desenvolvem uma compreensão mais profunda da estrutura narrativa, reconhecendo elementos como introdução, desenvolvimento do enredo e conclusão.
Ao dar vida aos personagens e eventos da história, as crianças exercitam sua imaginação e criatividade, adicionando detalhes extras e inventando novos finais. Conforme ganham confiança em suas habilidades de recontar histórias, as crianças se sentem mais seguras ao falar em público, contribuindo para o desenvolvimento de sua autoestima.
Compartilhar suas versões das histórias e ouvir as dos colegas, as crianças praticam habilidades de escuta ativa, aprendendo a prestar atenção aos detalhes e responder de forma apropriada. Este momento é tão enriquecedor que muitas vezes ao recontar a história do seu livro, outros amigos acabam se interessando e querendo levar o mesmo livro.
“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar!”
Rubem Alves