África o Berço da Humanidade – Bastidores

Em maio, realizamos nossa tão esperada feira cultural com o tema: África – O berço da Humanidade. Em 2003, tornou-se obrigatória no currículo do estado de São Paulo a inclusão de temáticas de ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira”. Essa conquista foi resultado da luta dos movimentos sociais e populares, especialmente do movimento negro, e sem dúvida, essa vitória pertence a esse povo. Nós, como escola, não podemos fechar os olhos para essa realidade, devemos contribuir para reparar injustiças e construir uma sociedade equitativa, com sensibilidade para essas questões.

Diante disso, o 1° ano Hiena, no decorrer do projeto, explorou diversos aspectos da rica cultura africana. Os alunos mergulharam na história, nas tradições e nas contribuições da África para o mundo. Estudaram a diversidade étnica, linguística e cultural do continente, bem como suas influências na formação da identidade brasileira. Realizaram pesquisas sobre a música, a dança, a arte, a culinária, a brincadeira, fauna, flora e as religiões africanas, proporcionando uma compreensão mais profunda e respeitosa dessas culturas.

Iniciamos o projeto com uma pergunta instigante: “A África é um país ou um continente?”. Essa questão gerou discussões animadas entre as crianças, proporcionando a elas a oportunidade de expressar suas ideias e curiosidades. Explicamos que a África é, na verdade, um continente composto por muitos países. Para aprofundar esse entendimento, assistimos ao vídeo “Conhecendo a África”, que nos ajudou a ampliar nossa compreensão sobre a diversidade e a complexidade do continente africano.

Exploramos várias brincadeiras tradicionais africanas que influenciaram jogos que conhecemos hoje. Descobrimos, por exemplo, que a brincadeira “Batata Quente” tem origem em uma prática africana antiga. Além disso, nos divertimos com brincadeiras como Terra e Mar (Moçambique), Da Ga (Gana e Nigéria), Meu Querido Bebê (Nigéria) e Pegue a Cauda (Nigéria). Sorteamos duas dessas brincadeiras para vivenciarmos em grupo e, posteriormente, criamos cartazes com as regras e fotos das atividades, expondo nossos trabalhos na mostra.

Montamos uma galeria dedicada aos grandes reis e rainhas africanos. Cada grupo ficou responsável por pesquisar e apresentar cinco figuras históricas, totalizando dez personagens importantes. Entre eles estavam a Rainha Nzinga, Rainha Amina, Rainha Makeda, Rei Piye, Rei Aníbal, Rainha Cleópatra, Rainha Nandi ka Bhebhe, Rainha Ranavalona I, Rei Tenkamenin e Rei Mansa Kankan Mussa. Aprendemos sobre suas conquistas e legados, destacando a importância de cada um na história africana.

Este projeto foi extremamente significativo para as crianças. Além de quebrar paradigmas sobre o continente africano, aprendemos a valorizar a diversidade cultural e histórica dessa região do planeta, tão rica. Descobrimos a vastidão e complexidade  conhecendo seus países, povos, brincadeiras e figuras históricas importantes. Esse conhecimento ampliou os horizontes das crianças do grupo e contribuiu de maneira significativa para o processo de aquisição de leitura e escrita, que é o principal objetivo do 1° ano do Ensino Fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *