Numa manhã divertida e repleta de descobertas, alguns espelhos e o simples ato de se olhar permitiram às crianças do grupo G4 A, da professora Beatriz, uma experiência potente e única. Elas puderam se perceber, se reconhecer e, entre caretas e risadas, descobriram detalhes preciosos em seus próprios rostos.
Após se olharem por alguns momentos, as crianças foram convidadas a expressar o que viam, moldando na argila. Nesse momento, olhos, boca, nariz, sobrancelhas e cabelos foram tomando forma, dando vida às suas impressões.
O projeto do autorretrato não apenas estimula a criatividade, mas também valoriza as crianças, auxiliando num processo crucial de construção de identidade nessa faixa etária. Ao reconhecerem suas características únicas e trabalharem com a materialidade da argila, as crianças não apenas se tornaram parte integrante do mundo ao seu redor, mas também ocuparam seu espaço de forma integral.
“Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário” (BNCC)