O quintal da escola é um espaço potente e convidativo que permite um brincar em que as crianças exploram os jogos simbólicos junto ao campo sensorial. Essas sensações e texturas para o grupo do G5B são uma nova possibilidade para ampliar suas aprendizagens.
Em meio ao brincar nos dias quentes, o grupo traz um grande interesse pela mistura empolgante do barro. Após cavarem, encontraram uma terra de “cor diferente”, todos passaram a se envolver e perceber que além da cor, a textura também era diferente, mas com um aspecto conhecido. Após misturar com água, a criatividade e o senso crítico ganhou mais espaço e esse novo elemento despertou perguntas e pedidos para explorarem mais.
Uma nova pesquisa ganhou vida para o grupo, houveram saberes científicos envolvidos nos questionamentos. Conscientes de que o elemento argila é tão presente nas vivências da escola, a exploração é segura e prazerosa, surge naturalmente a partir do contato da das crianças.
Neste contexto, o grupo foi convidado a produzir argila formando esculturas referentes à pesquisa do quintal. Obras belíssimas, produzidas por meio de uma relação valiosa.