A interdisciplinaridade – Projeto e arte

Dentro do contexto escolar, o desenvolvimento de projetos temáticos é uma importante estratégia pedagógica para promover aprendizagens significativas, permitindo que as crianças reflitam sobre o mundo ao seu redor e se expressem de maneira criativa. Neste sentido, o projeto “Educação de Qualidade” para a nossa Mostra Cultural, buscou incentivar as crianças a pensarem sobre o que é uma escola ideal e quais elementos são essenciais para uma educação transformadora e inclusiva.

Aliando esse tema ao trabalho em sala de aula, especialmente nas aulas de artes, foi proposto que as crianças expressassem, por meio da pintura, a sua visão de uma escola ideal. Essa atividade não apenas estimulou a criatividade e a sensibilidade estética, como também permitiu que eles compartilhassem seus desejos, sonhos e expectativas em relação ao ambiente escolar.

Durante o processo artístico, surgiram produções ricas em significado: escolas com muitos espaços verdes, ambientes acolhedores, professores felizes, brinquedos, materiais escolares acessíveis e turmas onde todos se sentem incluídos e respeitados. Cada pintura revelou a percepção única de cada criança sobre o que constitui uma “educação de qualidade”.

Nossa abordagem pedagógica reforça a importância de ouvir as vozes das crianças, reconhecendo-as como sujeitos ativos no processo educativo. Além disso, evidencia como as expressões artísticas podem ser poderosas ferramentas para desenvolver competências sócio emocionais, estimular o pensamento crítico e fortalecer o vínculo entre os estudantes e o ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *