Roda de Leitura

As rodas de leitura na Educação infantil são momentos únicos e potentes, são um convite para as crianças lerem o mundo e fazerem muitas descobertas, conhecerem personagens que as encantam, se emocionarem com muitas histórias narradas.

A partir da leitura da história “Pedro vira porco espinho”, o grupo percebeu que o temperamento de cada criança ressalta suas emoções. Então, falas trazidas por elas, como acontecia na história lida, expressam quais frustrações as fazem virar “porco espinho”:

“Eu viro porco espinho também quando eu não quero ir embora!”

Nesta conversa com o grupo, todos narraram suas frustrações e reações. Com um olhar atento para o final da história, Manuela percebeu que algumas coisas contribuem para que o menino Pedro se sentisse acolhido e compreendido. Prontamente, ela reconhece o que gera esse sentimento e o que a tranquiliza: -“Eu não fico mais porco espinho quando eu pego o Bilu!”

“Meu T-Rex”

Gael

“Minha naninha”

Luna

“Meu bilu”

Manuela

“O ônibus, eu amo o ônibus”

Matheus

“Iuiu …” (Carro de bombeiro)

Miguel

“Minha mamãe Agnes”

Rafael

“Meu carro”

Raul

“Adiana” (Adriana- mamãe)

Ravi

“Quando eu tô na escola, ir para casa e minha mamãe Camila. Quando eu tô em casa, fico calmo quando eu vou pintar.”

Vitor

“…as interações com os pares e os adultos, a partir das quais as crianças constroem um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida e pessoas diferentes. Ao mesmo tempo que vivem suas primeiras experiências sociais, desenvolvem autonomia e senso de autocuidado”.

(O eu, o outro e o nós- BNCC)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *