As rodas de leitura na Educação infantil são momentos únicos e potentes, são um convite para as crianças lerem o mundo e fazerem muitas descobertas, conhecerem personagens que as encantam, se emocionarem com muitas histórias narradas.
A partir da leitura da história “Pedro vira porco espinho”, o grupo percebeu que o temperamento de cada criança ressalta suas emoções. Então, falas trazidas por elas, como acontecia na história lida, expressam quais frustrações as fazem virar “porco espinho”:
“Eu viro porco espinho também quando eu não quero ir embora!”
Nesta conversa com o grupo, todos narraram suas frustrações e reações. Com um olhar atento para o final da história, Manuela percebeu que algumas coisas contribuem para que o menino Pedro se sentisse acolhido e compreendido. Prontamente, ela reconhece o que gera esse sentimento e o que a tranquiliza: -“Eu não fico mais porco espinho quando eu pego o Bilu!”
“Meu T-Rex”
Gael
“Minha naninha”
Luna
“Meu bilu”
Manuela
“O ônibus, eu amo o ônibus”
Matheus
“Iuiu …” (Carro de bombeiro)
Miguel
“Minha mamãe Agnes”
Rafael
“Meu carro”
Raul
“Adiana” (Adriana- mamãe)
Ravi
“Quando eu tô na escola, ir para casa e minha mamãe Camila. Quando eu tô em casa, fico calmo quando eu vou pintar.”
Vitor