Tudo começou quando fizemos a leitura do livro “Uma dúzia e meia de bichinhos”… borboletas, joaninhas, vaga-lumes e tantos outros bichinhos desfilam pelas páginas desse delicioso poema que celebra as pequenas maravilhas da natureza, com a sensibilidade e olhar carinhoso das crianças da “Turma do Tigre”.
Como pesquisadoras do mundo que são, com lupas nas mãos, fomos em busca de bichinhos pelos espaços da nossa escola, as crianças fizeram muitas observações acerca de onde eles poderiam habitar, já que sabiam que os seres da natureza só vivem bem na natureza.
Pelo caminho, no quintal e nos canteiros da Educação Infantil, refletiram e observaram cada detalhe que encontravam, pelo chão perceberam desde bichinhos quase invisíveis até o formato de diferentes pedras.
Para iniciar esta pesquisa, foi uma tarde deliciosa e de muitas trocas bacanas e aprendizagens, além disso, as crianças tiveram a oportunidade de explorar outros espaços pouco frequentado por eles, como a rampa de acesso para o 1° ano e um lindo jardim logo na entrada para o Ensino Fundamental. Ali também habitam bichinhos, como insetos e pequenas aranhas, já que nossa escola é ao lado da Serra da Cantareira e esses seres estão aqui por perto.
Com a lupa as crianças ampliam o olhar para as “pequenezas” das coisas da natureza e maravilham-se compartilhando conosco este olhar genuíno de criança:
Vinícius – ” Nossa, a lupa deixa tudo muito grande”
Maya – “Olha prô, alguns bichinhos são muito pequenininhos…”
Arthur – ” Olha, olha…Achei uma joaninha!!!”
“Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas – é de poesia que estão falando”.
Manoel de Barros
Pequenos exploradores investigando o mundo com suas lupas! Que demais!!