Nosso Projeto Meu Habitar no mundo é um convite para a exploração das crianças da P.I. nessa fase inaugural de suas vidas na escola e também no mundo que as cerca em contextos de aprendizagens significativos e muito potentes.
Nosso olhar de educadoras é pensando nos ambientes convidativos, nas relações que se construirão ali entre pares, com objetos e a materialidade. As linguagens da infância se fazem presentes na arte, investigação e pesquisa.
O Grupo da P.I Elefante da professora Suelen iniciou esse precioso projeto explorando nosso Quintal Cantareira e toda a vegetação presente na escola, em roda de conversa demos escuta às crianças que destacaram suas observações e, em meio às suas observações sobre as plantas, árvores e jardim da escola, constataram que temos poucas flores por aqui.
A partir dessa percepção, convidamos o grupo para contribuirmos com a beleza do nosso espaço, através do cuidado com a natureza, mas transformando a escola em um lugar mais florido realizando o plantio de flores.
As flores escolhidas foram Girassóis e Venídio laranja, após preparar e cavar a terra, o grupo fez o plantio das sementes, as cobriram de terra e adubo.
Ao final, o grupo foi convidado para registrar essa vivência tão importante e significativa!
Diariamente temos cuidado deste plantio, acompanhando de perto o ciclo de crescimento das plantas esperando ansiosos pelo processo do florescer…
“Todo jardim começa com um sonho de amor.
Antes que qualquer árvore seja plantada
ou qualquer lago seja construído,
é preciso que as árvores e os lagos
tenham nascido dentro da alma.
Quem não tem jardins por dentro,
não planta jardins por fora
e nem passeia por eles…”Rubem Alves
Cada vez que eu venho aqui é para me emocionar. Obrigada professoras educadores e toda equipe do Colégio Cantareira!