Na Educação Infantil as aprendizagens envolvem o desenvolvimento social de cada criança e reconhecer o nome próprio é uma forma de cada uma estar no espaço da escola e se reconhecer como indivíduo social.
No grupo do G4 A da professora Beatriz, essas aprendizagens acontecem enquanto as crianças brincam, de forma lúdica e muito prazerosa.
Ao terem contato com as letras do alfabeto, elas ampliam saberes e começam a reconhecer e se apropriar das letras que compõem seus nomes, inicialmente através de jogos e brincadeiras e, em seguida, passam a grafar o próprio nome em diferentes situações do cotidiano.
Esse processo auxilia na construção da identidade e também promove o letramento acerca de como é composta a escrita deste nome.
Nessa proposta, o grupo realizou a escrita do nome com o apoio das tarjas e, após conhecerem e explorarem todas as letras durante jogo com o alfabeto móvel, passaram a se arriscar na escrita sem apoio.
“É brincando que a criança compreende o mundo à sua volta, aprende, experimenta e se desenvolve.”
Marianna Moreno
Aqui em casa agora tem MATHEUS escrito em todos os lugares !!! =D