O grupo do G5A tem tido muito contato com a literatura Infantil e seus personagens mais encantadores.
O “LOBO” tem muito protagonismo e faz parte do imaginário das crianças, tem sido foco de muitas trocas de ideias nos diferentes contextos em que é apresentado.
O lobo mau está presente em muitas histórias que pertencem à cultura da infância, especialmente os contos de fadas. Em cada história as crianças perceberam o quanto ele passa de mau para um lobo bonzinho ou até mesmo um lobo um pouco atrapalhado.
Após repertoriar o grupo com diferentes narrativas e desconstruir a visão de um personagem que poderia ser apenas mau, as crianças foram convidadas a produzirem o ” SEU LOBO” e este poderia ser bom, mau ou mesmo um lobo pacato.
Após o processo criativo, o grupo faria a legenda com o nome do seu personagem e para isso, pensar nas melhores letras para a escrita do nome. Um segundo desafio foi o processo para essa escrita com o apoio do alfabeto, cada criança encontraria as letras, realizaria o recorte e a colagem.
Um processo de escrita que abordou inúmeras aprendizagens, para além do registro escrito, trouxe encantamento e construção de novas hipóteses.
“A Literatura Infantil pode ser vista como uma porta de entrada para o universo maravilhoso da leitura. Para entendermos bem a importância dessa literatura na formação do ser humano, faz-se fundamental olhar para a variedade de textos que a compõem: fábulas, contos de fadas, contos maravilhosos, mitos, lendas, adaptações de grandes clássicos da literatura mundial, parlendas, trava-línguas, adivinhas, além de textos autorais narrativos e poéticos. Temos, assim, um rico material repleto de histórias, memórias, diversidade cultural, fantasia, encantamento e valores humanos”. (BNCC- Educação infantil)