EM UM DIA ENSOLARADO CHEIO DE CURIOSIDADE, TECIDOS E CAIXAS ESTÃO À DISPOSIÇÃO PARA UM BRINCAR LIVRE NO PARQUE NO BRINQUEDÃO.
FELIPE CAMINHA ATÉ A PONTA DO ESCORREGADOR, AJEITA UM TECIDO NO CHÃO, SENTA EM CIMA E ESCORREGA.
“NOSSA!!! VAI MUITO RÁPIDO”, DIZ ELE.
FELIPE ACABA DE FAZER UMA DESCOBERTA FASCINANTE: ESCORREGAR SOBRE TECIDOS É MUITO MAIS RÁPIDO!
LOGO, SEUS AMIGOS FICAM CURIOSOS E COMEÇAM A TESTAR TAMBÉM.
“EU VOU DE BARRIGA”, DIZ FLORA, ESTICANDO O TECIDO E DEITANDO SOBRE ELE.
“EU TAMBÉM!”, DIZ BRUNO, DESCENDO LOGO ATRÁS.
“DE BARRIGA TAMBÉM VAI RÁPIDO, MAS DÁ PARA PARAR COM AS MÃOS”, DIZ FLORA.
ISA, SEM DIZER NADA, AJEITA O TECIDO, DEITA DE BARRIGA PARA CIMA E SE LANÇA RAMPA ABAIXO.
GABRIEL, QUE ESTAVA LOGO ATRÁS, GOSTA DA IDEIA. ELE ESTICA O TECIDO E TENTA SENTAR NELE. SEGURA NAS DUAS ALÇAS DE FERRO, INCLINA A CABEÇA PARA TRÁS E DESCE, DEIXANDO O PANO PARA TRÁS.
“FUI MAIS RÁPIDO QUE O PANO!”, CONCLUI GABRIEL.
VICENTE, ENTÃO, DECIDE PEGAR UM PEDAÇO DE PAPELÃO:
“SERÁ QUE TAMBÉM VAI RÁPIDO?”, QUESTIONA ELE.
ASSIM, ELE COLOCA O PEDAÇO DE PAPELÃO NA PONTA DO ESCORREGADOR, APOIA SEU TRONCO SOBRE ELE E SE LANÇA.
“UOU!! VAI MUITO RÁPIDO TAMBÉM!”, CONSTATA ELE.
NA SEQUÊNCIA, HELOÍSA E ARTHUR SE AVENTURAM TAMBÉM.
AO UTILIZAREM TECIDOS, PAPELÃO E ATÉ MESMO OS PRÓPRIOS CORPOS DE DIFERENTES MANEIRAS, AS CRIANÇAS PUDERAM PERCEBER QUE DIFERENTES SUPERFÍCIES ALTERAM A VELOCIDADE DE DESLIZAMENTO. NA PRÁTICA, ELAS ESTÃO EXPLORANDO CONCEITOS DE ATRITO E TEXTURA, ESSENCIAIS PARA ENTENDER PRINCÍPIOS FÍSICOS BÁSICOS. EXPERIMENTANDO COMO CADA MATERIAL E POSIÇÃO AFETAM A VELOCIDADE, ELAS APRENDEM DE FORMA LÚDICA E ENVOLVENTE SOBRE O MUNDO AO SEU REDOR.
“As mini-histórias são histórias cotidianas que mostram sequências de ação e nos ajudam a perceber a complexidade de um contexto rico em atenção e relação. Essas possibilitam diariamente acompanhar a extraordinária transformação dos pensamentos das crianças.”
(Gambetti, Gandini, 2016)
Mini-histórias são fragmentos do cotidiano que comunicam o estupor das descobertas, dos relacionamentos entre as crianças e do aprendizado na escola.
É uma das muitas opções para documentar o trabalho pedagógico realizado na escola da infância e tem como objetivo evidenciar às famílias e para comunidade escolar de maneira acessível, poética e sensível às experiências dos bebês e das crianças bem pequenas no processo educativo.