O pensamento infantil perpassa pela construção de muitas teorias acerca do mundo ao redor e, por isso, o grupo do G5A, através de suas curiosidades, foi convidado a refletir sobre a construção e estrutura de sua própria casa, sobre o bairro onde vivem e os arredores da escola.
Através de discussões e de uma pesquisa, elas recriaram a estrutura, as faixadas e composições de detalhes de onde moram, além também do reconhecimento do ponto de referência.
Na pesquisa, com apoio de mapas digitais por fotos, satélite e rotas ilustrativas, as crianças conheceram um pouco mais sobre a geografia do lugar onde vivem e fizeram o registro do percurso diário no caminho até a escola, com destaque e ênfase nos pontos de referência e na distância.
Distância e percursos – Pesquisa
Com o mapa do estado de São Paulo e, em seguida, com o mapa do município de São Paulo, realizamos outra pesquisa sobre proporção, tamanho, distância e reconhecimento dos lugares onde visitamos e moramos por região (as zonas).
As crianças construíram muitos saberes a partir desta investigação e da curiosidade já presente em cada uma delas!