Neste semestre o 1° ano tem se envolvido intensamente em atividades de produção de texto coletivo, incluindo textos de memória e narrativas diversas. No contexto da alfabetização, essa prática é extremamente significativa, mesmo que as crianças ainda não estejam plenamente alfabéticas.
A produção de texto, nesta fase, funciona como um recurso essencial para o desenvolvimento da consciência de escrita. Através do contato com diferentes tipos de textos e com o apoio de modelos de escritores competentes, as crianças passam a construir e reconhecer estruturas narrativas, ampliando seu repertório linguístico e promovendo avanços no processo de alfabetização. Essa proposta favorece o surgimento de escritores iniciantes que, por meio da observação e da experimentação, consolidam gradualmente as bases para a aquisição da escrita.
É possível notar que todas as crianças participam do processo de criação textual, incluindo aquelas que ainda não dominam plenamente a escrita ou que necessitam de ajustes na construção de determinadas palavras.
As interações durante a produção coletiva e em dupla, incentivam discussões sobre quais as melhores letras para escrever as palavras, promovendo a reflexão crítica sobre as escolhas que cada criança faz para essa escrita. Esse contexto de construção compartilhada de é essencial para o avanço das crianças em fase de alfabetização, pois oferece oportunidades de aprender com o grupo, ao mesmo tempo em que desenvolvem autonomia e autoconfiança.