Após a leitura do livro “Aqui estamos nós”, as crianças trouxeram ideias de como cuidar melhor do nosso planeta. Partindo do interesse, elas foram convidadas a refletir sobre o cuidado com o nosso planeta por meio da linguagem da arte. A proposta foi realizada em um ambiente ao ar livre, promovendo o contato direto com a natureza e proporcionando uma vivência acerca da observação atenta e a valorização dos elementos naturais presentes na nossa escola.


O ponto de partida foi a imagem do planeta Terra, que despertou a curiosidade das crianças e gerou questionamentos sobre o que podemos fazer para preservar esse lugar tão especial onde vivemos.
Em roda de conversa, surgiram ideias e trocas significativas sobre atitudes simples, mas poderosas, como economizar água, plantar árvores, cuidar dos animais, separar o lixo para reciclagem e evitar o desperdício.

Com esse repertório em mente, cada criança foi convidada a expressar graficamente uma boa ação que ajude a cuidar do planeta. Utilizando lápis de cor, tintas e elementos naturais como folhas secas, galhos e sementes, elas criaram produções autorais, repletas de significado e criatividade.

Mais do que uma produção artística, esta proposta foi uma oportunidade de vivência ética e de sensibilização para questões urgentes. Por meio da arte, as crianças aprendem a observar, interpretar e transformar o mundo ao seu redor. Elas compreendem que fazem parte do planeta e que suas atitudes têm impacto na construção de um futuro mais sustentável.


Cultivar o respeito e o cuidado com o meio ambiente desde a infância é um compromisso presente no nosso cotidiano escolar. Ao oferecer experiências significativas como essa, contribuímos para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e responsáveis.







