MINI-HISTÓRIA
Os contextos de pesquisa e investigação fazem parte do cotidiano do G5B, um grupo muito potente e curioso que de tempos em tempos encontram um questionamento para ampliar seus saberes, testar suas teorias e serem surpreendidos pelas descobertas.
A professora Fabiana encontrou em seu quintal uma cobra, achou interessante e trouxe para a escola para que as crianças pudessem conhecer e investigar sobre o curioso réptil.
Curiosas e intrigadas, as crianças pediram para conhecer e saber mais. Ao transitar com o grupo do integral Pedro e Lucas observam, se aproximam e questionam:
Pedro: “PRÔOOOO… o que é isso? A tarde você vai deixar a gente ver?”
Lucas: “É uma cobra? Eu quero muito conhecer!”.
Para este momento, um contexto de investigação é preparado.
Rodolfo: “UAUUUUU é uma cobra de verdade, eu nem acredito!”
Catarina: “Aí meu Deus do céu, é uma cobra mesmo… Ela é tão linda e fofinha, nem acredito que vou ver de perto!”
Yasmin: “Ela é de verdade mesmo! Vou ver tudinho!”
Lorenzo: “CARACA MANOOO! É uma cobra…”
Bernardo: “Aí minha nossa, eu acho que tenho medo… “
Luca: “Eu achei muito legal!”
Chiara: “Eu nunca tinha visto uma cobra assim …”
Após a observação, a professora proporciona um momento de roda de conversa para que as crianças apresentem seus pensamentos, suas teorias e saberes. Ao questionar o grupo, prontamente Bernardo diz: “A cobra é um tipo de dinossauro!!!”
Pedro: “Parece mesmo um dinossaurinho… haha”
Rodolfo: “A cobra tem escamas!”
Após a afirmação do Rodolfo, a professora questiona o grupo:
“Muito bom! Quem sabe o que são escamas?”
Catarina: “Escamas é um tipo de pelos… Eu vi e percebi direitinho.”
Bernardo: “São as que não ficam no mato e não embaixo da água.”
Luca: “É, algumas ficam na água!”
Rodolfo: “É, é a cobra jiboia …”
Lucas: “Nossa, tem as duas cobras… tem da água e do mato!”
Professora: “AAH… a cobra jiboia é da água? Por que você acha que a jiboia é aquática?”
“Porque a cara dela ser da água … ela é uma ji- boia, ela boia! Boia é pra boiar na água!”