A construção da escrita

Nossa abordagem tem como um dos preceitos no campo da alfabetização o trabalho com os agrupamentos produtivos, ou seja, em duplas de crianças.

No 1º ano consideramos os saberes diferentes de cada criança e, por isso, a professora Fernanda traz estratégias que possibilite que esses saberes sejam compartilhados, confrontados, transformados através da discussão e que, ao mesmo tempo, possam ainda ampliar conhecimentos e avançar na hipótese de escrita, por exemplo.

A turma do 1º ano B participou de uma proposta de escrita onde o grupo realizou várias leituras de diferentes contos de fadas e, a partir da leitura do conto “Cinderela”, realizaram a atividade em duplas produtivas para reescrever o que estava acontecendo em cada situação apresentada nas figuras.

 O trabalho em duplas, no qual a criança trabalha em colaboração com um ou mais parceiros, permitiu que elas confrontassem aquilo que já sabiam, mas também a refletirem sobre outros aspectos, como as melhores letras, a separabilidade das palavras, as discussões sobre sílabas mais complexas, etc.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *