AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS

Os agrupamentos têm como princípios os saberes já adquiridos pelas crianças em sua trajetória escolar, assim como a diversidade de saberes existentes contribuem com a construção de novos saberes em parceria com o outro. É uma forma de trabalho ancorada na interação entre as crianças com a mediação do professor.

O trabalho em sala de aula com agrupamentos produtivos leva em conta saberes diferentes e possibilita compartilhá-los. Nesta troca, o que cada criança sabe acerca do sistema de escrita, por exemplo, é discutido e confrontado, relacionando aos conteúdos, assim como pensar em outras possibilidades para a resolução da situação demandada pelo professor.

Esta proposta de construção de escrita vivenciada pelo 1º ano B  possibilitou também que s crianças analisassem os diferentes pontos de vista do pequeno grupo e negociar um acordo que representasse a opinião de todos do grupo em questão. Dessa forma, a professora não assume o papel de único informante em sala de aula, tampouco é visto por seus alunos como aquele que detém o conhecimento principal, mas sim como aquele que compartilha informações e fatos com a turma e valida os saberes importantes que cada criança traz consigo permitindo que este seja o centro do processo de ensino / aprendizagem.

“Ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo.” (FREIRE, 1987, p. 79).