As rodas de leitura fazem parte da rotina das crianças do P.I. A, a professora seleciona e por meio do contexto trazido pelo enredo do livro gera diferentes discussões, pesquisas e novos saberes para o grupo.
Ao realizar a leitura do Livro “O GRANDE RABANETE” o grupo se encanta com a cena pela qual o rabanete está imerso pela terra, Gael percebe e aponta:
“Ué, porque a minhoca tá pertinho dele aqui? Ela fica em baixo da terra num é?”
Ravi apoia:
“IOCA!!!”
Luna questiona:
“Cuidado a minhoca tá indo come ele… A minhoca é da terra mesmo!”
Vitor continua:
“Então ele cresce em baixo da terra?”
Luna questiona:
“Cuidado a minhoca tá indo come ele!”
Manuela indica:
“Tem folhinha aqui… tá na terra também?”
Matheus, Miguel e Rafael observam atentamente e percebem cada informação trazidas pelos amigos.
A professora percebe a curiosidade do grupo e realiza algumas perguntas, para indagar mais as crianças sobre suas teorias e ideias sobre esse processo de desenvolvimento e crescimento da hortaliça.
Ao final da história a professora convida o grupo a observar e contemplar o processo de crescimento de um alimento parecido… A beterraba!” O grupo prontamente aceita e a professora traz o alimento.
Começamos com uma roda de apresentação, um grupo potente como é, já iniciaram novos questionamentos. Em roda de apresentação, Rafael percebe a textura e afirma:
“Olha, ela é um desenho dentro!”
Matheus continua:
“Nossa, sai cor, olha, olha, OLHAAAAA!”
Gael solicita:
“Posso cheirar?”
Ao permitir, sente o cheiro e rapidamente lambe e afirma:
“Eu adolo beterraba, ela é uma delícia!”
Vitor se desafia e pergunta:
“Posso prova também?”
Em seguida o grupo afirma:
“EU TAMBÉM!!!”
A da curiosidade do grupo e escuta ativa para o interesse do grupo realizamos um intenso trabalho do grupo desenvolvendo os 5 sentidos como culinária, registros com texturas, sensações com tato e olfato e a percepção do processo de observação em registro por cada transformação de crescimento dando ênfase no ciclo da vida, crescimento e necessidades de autocuidado. Um lindo percurso com etapas significativas e um processo encantador.
Que escola encantadora! Nao é atoa que o Matheus ama tanto! Isso é infância, é vida! Parabéns ao grupo pedagógico!