A função social da escrita

Escrita de bilhete

O mundo da leitura e escrita está na vida de nossas crianças muito antes delas estarem na escola. No 1º ano é preciso criar situações de aprendizagem que as leve a se apropriarem da escrita de maneira natural e sobretudo com propostas que estejam relacionadas ao dia a dia, que tenham sentido para elas. Assim, valorizamos os conhecimentos prévios que cada uma traz acerca da escrita,  a fim de que essa produção tenha significado para elas.

À medida que a criança vai adquirindo novos conhecimentos, ela percebe a função social que a linguagem tem, sente o desejo de ler e de escrever, entendendo a importância que a escrita tem para comunicar algo, informar ou expressar desejos e ideias ou mesmo narrar uma história.

Diante desses conhecimentos, as crianças do primeiro ano B – Chuva de Ouro- se apropriaram do gênero textual BILHETE. Ainda muito presente na vida de muitas pessoas, o bilhete traz muito significado para elas, uma vez que podem, através dele, mandar uma mensagem escrita para uma pessoa próxima ou amigos.

As crianças ficaram muito curiosas com essa possibilidade e trouxeram falas coerentes:

“Prô, a gente envia o bilhete pelo correio?”

“Minha mãe deixa recadinho na geladeira para não esquecer as coisas”.

“Minha mãe manda bilhetinho na lancheira”.

Escrevemos bilhetes para as famílias, escrevemos bilhetes para outros grupos, escrevemos bilhetes para a direção da escola fazendo um convite. Foram importantes situações de escrita que ampliaram os saberes do grupo acerca deste gênero textual, transformando a alfabetização em algo muito prazeroso.