Brincar de peteca

Brincando e aprendendo.

Ao realizarmos uma pesquisa sobre os povos indígenas, as crianças do G4 A descobriram brincadeiras tradicionais destes povos e também sobre a origem da peteca. A partir disso, surgiu o convite para a produção de uma peteca com elementos naturais coletados pela escola.

Luiz deu uma ideia “Vamos pegar as folhas do quintal!” E, juntos, fomos à procura das folhas pelo jardim e quintal Cantareira.

“Achei uma folha verde para nossa peteca, amigos.”

Lavinia

Na construção, selecionamos os materiais necessários, engajadas com uma produção bastante inusitada, as crianças separaram areia, escolheram o tecido da juta e cisal para amarrar.

E então passamos para a fase de testes de como fariam para a peteca ser funcional:

“Acho que está boa agora, Prô”

Enzo

“Tá bem fofinha”

Miguel

“Bate com a mão embaixo…”

Melissa

Jogar peteca é uma brincadeira que muitos conhecem e é bastante divertida Através deste processo de produção da própria peteca, as crianças do G4 ampliaram seus saberes acerca de brinquedos e jogos que podemos criar usando elementos naturais. O exercício de criar seus brinquedos é muito importante para a infância, a ausência de brinquedos prontos estimula a criatividade e imaginação.

O brincar conecta gerações, culturas, povos e auxilia na aprendizagem de forma criativa, alegre e leve.