Nossos insetos

Ao longo do primeiro semestre, as crianças do G4B desbravaram o espaço do quintal e, neste espaço tão familiar, conheceram alguns bichinhos que residiam ali.

Para este grupo de crianças curiosas e exploradoras, cada encontro com algo
inusitado era sempre um grande acontecimento, por isso, tudo se tornava pesquisa. O
toque, o olhar atento e essa curiosidade que é natural da infância foram importantes
para que, ao passar dos dias, elas guardassem memórias e, sempre que se
lembravam, questionavam a professora:

“Prô, não que era um grilo mesmo aquele dia no quintal? Ele pulava muito alto! Só a cor que era diferente, mas ele não era outro bichinho, era um grilo!”

“A Libélula apareceu no quintal também porque ela voa onde tem planta! Pera,
mas ela come o bichinho, não é?”

“Uau, era um lagarto no quintal, eu tenho certeza! Ai, mas lagartixa é um lagarto também?”

Foi um percurso de muitas descobertas ao transitarmos pela escola e as crianças irem construindo conhecimento de mundo através do espaço que habitam.

Percebemos então, que poderíamos ampliar essa pesquisa e compartilhar com os outros grupos da escola todos os bichinhos que conhecemos. A professora propôs:

“Podemos fazer um INSETÁRIO, recolher e expor os bichinhos que encontramos
já sem vida. Pesquisamos e disponibilizamos as informações… o que acham?”

O grupo vibrou e, antes do início das Férias, iniciamos nossa produção com muito desejo e curiosidade. Nos aguardem para o próximo semestre com muita descoberta, informações surpreendentes e trocas de saberes.