A escola…

ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação…” (BNCC)

As experiências das crianças são muito íntimas com os materiais e elementos no cotidiano do berçário. Nesta proposta, a água colorida encanta enquanto exploram, testam possibilidades de tocar, sentir com o corpo e não só com as mãos.

Os testes também perpassam pelo corpinho que deseja adentrar as bacias e sentir a água com mais intensidade, as sensações e o frescor no contato ficam evidentes.

A água é o primeiro elemento da natureza com o qual as crianças têm contato, ainda no ventre da mãe, por isso, o maravilhamento e a sensação de calma transparece nos olhinhos e corpinhos que a exploram com muita segurança e desejo.