No mês de agosto, mês do Folclore Brasileiro, um personagem muito querido e bagunceiro despertou a curiosidade das crianças do G4B da professora Paula: o Saci!
A partir das rodas de leitura e conversa, ampliamos os conhecimentos do grupo sobre os personagens deste gênero textual fundamental na nossa cultura e, neste contexto literário, descobrimos que o menino preto e alegre era muito brincalhão e gostava de pregar peças.
“Desde cedo, a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita: ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e escolar, ela vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores”. (BNCC- Escuta, fala, pensamento e imaginação)
O universo da imaginação tomou conta do grupo, assim, a fantasia de que o Saci Pererê poderia estar pela escola. A suspeita causou muita empolgação no grupo que estava disposto a capturá-lo!
A professora propôs para o grupo a construção de um plano a partir de algumas pesquisas sobre as características do Saci, o que era preciso para caçá-lo e como perceber sua presença. Em meio a esses momentos, recebemos a sua visita na sala. O que gerou mais empolgação e o desejo do enfrentamento de sentimentos como o medo, causado pelo suspense de onde ele poderia estar escondido.
O grupo do G4 B sugeriu uma caçada pela escola e se prepararam com todos os recursos necessários:
A peneira!
– Uma garrafa vazia!
MARTIN sinaliza um elemento importante para esse momento:
-“Espera! A gente precisa de uma bolsa pra levar, se não ele vai perceber!”
FABRÍCIO afirma:
“É a bolsa!”
Murilo: “É porque se ele vê, ele vai fugir, ele é muito esperto!”
Passamos por todos os espaços coletivos e perguntávamos para as turmas que encontrávamos no percurso. Pequenos sinais apareciam e a convicção de que o Saci estava entre nós só ia aumentando. Até uma possível aparição.
LARA: “ENCONTRAMOS UMA PISTA!!! A pedrinha e olha a bola”
BERNARDO:”Só pode ser o Saci, a bola está estragada!”
ISADORA: “ É isso… Só pode ser o Saci!”
ANTÔNIO: “EU VOU PEGAR ELE! Eu sou rápido. Ele tá mesmo fazendo bagunça!”
Ao final da procura, vem a surpresa, ele é rápido mesmo! Não encontramos…
VALENTIM destaca uma excelente ideia:
“Vamos pedir para as outras turmas ajudar a gente?! Também para o 1ª ano que meu irmão tá lá!”
THÉO: “ É com os amigos a gente vai ser mais rápido e ele não vai escapar!”
O grupo se anima, então preparamos um registro, para ilustrar e contar a todo Infantil os acontecimentos e se poderiam nos ajudar nessa caçada. Com os desenhos em mãos o Grupo sai pela escola disposto a avisar e convidar a todos.
MATHEUS anuncia: “Pessooaaal é o Saci!”
MANUELLA : “ A gente quer ajudar pra pegar ele. Encontramos só as pistas e ele é muito rápido!
ABNER: “ Ele tá aqui na escola! A gente nem conseguiu vê. Só as pistas.”
LAVÍNIA: “Podem ajudar a gente?”
Agora toda a escola estava sinalizada e, em meio aos encontros nos corredores e espaços, os grupos se comunicavam e apenas os sinais no Saci apareciam.
Até que, o G4 teve uma grande ideia, uma estratégia: atrair o Saci com um convite para uma brincadeira em nosso espaço preferido!
MURILO: “ E se a gente chamasse ele pra uma bagunça? Acho que ele ia vir!”
GUSTAVO: “ É… ele ia vim mesmo!”
LORENA : “ Acho melhor pra uma brincadeira, ele ia gostar mais!”
ALICE: “ O QUINTAL!”
Assim, produzimos a escrita coletiva de um convite para uma brincadeira no quintal, com dia e horário para nos encontrarmos.
O convite foi feito. Para nossa surpresa, o Saci apareceu na escola de manhã no dia do convite, mas a euforia foi tanta que esqueceram a garrafa aberta, agora só o grupo da tarde para nos ajudar e dar um jeito nessa situação!
Comunicamos novamente aos demais grupos e todos nos juntamos para esse momento tão esperado. Ao comunicar a turma, era possível ver cada rostinho com uma expressão de surpresa diferente, misturada com a curiosidade do “e agora”?
Combinamos com todos os grupos e a animação estava certa!!! Com tudo pronto saímos para caçá-lo! Por onde passávamos, uma pista do Saci estava lá.
“Na Educação Infantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social”. (BNCC- Escuta, fala, pensamento e imaginação)