FOLCLORE BRASILEIRO

No mês de agosto, mês do Folclore Brasileiro, um personagem muito querido e bagunceiro despertou a curiosidade das crianças do G4B da professora Paula: o Saci!

A partir das rodas de leitura e conversa, ampliamos os conhecimentos do grupo sobre os personagens deste gênero textual fundamental na nossa cultura e, neste contexto literário, descobrimos que o menino preto e alegre era muito brincalhão e gostava de pregar peças.

“Desde cedo, a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita: ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e escolar, ela vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores”. (BNCC- Escuta, fala, pensamento e imaginação)

O universo da imaginação tomou conta do grupo, assim, a fantasia de que o Saci Pererê poderia estar pela escola. A suspeita causou muita empolgação no grupo que estava disposto a capturá-lo!

A professora propôs para o grupo a construção de um plano a partir de algumas pesquisas sobre as características do Saci, o que era preciso para caçá-lo e como perceber sua presença. Em meio a esses momentos, recebemos a sua visita na sala. O que gerou mais empolgação e o desejo do enfrentamento de sentimentos como o medo, causado pelo suspense de onde ele poderia estar escondido.

O grupo do G4 B sugeriu uma caçada pela escola e se prepararam com todos os recursos necessários:

A peneira!

– Uma garrafa vazia!

MARTIN sinaliza um elemento importante para esse momento:

-“Espera! A gente precisa de uma bolsa pra levar, se não ele vai perceber!”

FABRÍCIO afirma:

“É a bolsa!”

Murilo: “É porque se ele vê, ele vai fugir, ele é muito esperto!”

Passamos por todos os espaços coletivos e perguntávamos para as turmas que encontrávamos no percurso. Pequenos sinais apareciam e a convicção de que o Saci estava entre nós só ia aumentando. Até uma possível aparição.

LARA: “ENCONTRAMOS UMA PISTA!!! A pedrinha e olha a bola”

BERNARDO:”Só pode ser o Saci, a bola está estragada!”

ISADORA: “ É isso… Só pode ser o Saci!”

ANTÔNIO: “EU VOU PEGAR ELE! Eu sou rápido. Ele tá mesmo fazendo bagunça!”

Ao final da procura, vem a surpresa, ele é rápido mesmo! Não encontramos…

VALENTIM destaca uma excelente ideia:

“Vamos pedir para as outras turmas ajudar a gente?! Também para o 1ª ano que meu irmão tá lá!”

THÉO: “ É com os amigos a gente vai ser mais rápido e ele não vai escapar!”

O grupo se anima, então preparamos um registro, para ilustrar e contar a todo Infantil os acontecimentos e se poderiam nos ajudar nessa caçada. Com os desenhos em mãos o Grupo sai pela escola disposto a avisar e convidar a todos.

MATHEUS anuncia: “Pessooaaal é o Saci!”

MANUELLA : “ A gente quer ajudar pra pegar ele. Encontramos só as pistas e ele é muito rápido!

ABNER: “ Ele tá aqui na escola! A gente nem conseguiu vê. Só as pistas.”

LAVÍNIA: “Podem ajudar a gente?”

Agora toda a escola estava sinalizada e, em meio aos encontros nos corredores e espaços, os grupos se comunicavam e apenas os sinais no Saci apareciam.

Até que, o G4 teve uma grande ideia, uma estratégia: atrair o Saci com um convite para uma brincadeira em nosso espaço preferido!

MURILO: “ E se a gente chamasse ele pra uma bagunça? Acho que ele ia vir!”

GUSTAVO: “ É… ele ia vim mesmo!”

LORENA : “ Acho melhor pra uma brincadeira, ele ia gostar mais!”

ALICE: “ O QUINTAL!”

Assim, produzimos a escrita coletiva de um convite para uma brincadeira no quintal, com dia e horário para nos encontrarmos.

O convite foi feito. Para nossa surpresa, o Saci apareceu na escola de manhã no dia do convite, mas a euforia foi tanta que esqueceram a garrafa aberta, agora só o grupo da tarde para nos ajudar e dar um jeito nessa situação!

Comunicamos novamente aos demais grupos e todos nos juntamos para esse momento tão esperado. Ao comunicar a turma, era possível ver  cada rostinho com uma expressão de surpresa diferente, misturada com a curiosidade do “e agora”?

Combinamos com todos os grupos e a animação estava certa!!! Com tudo pronto saímos para caçá-lo! Por onde passávamos, uma pista do Saci estava lá.

“Na Educação Infantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social”. (BNCC- Escuta, fala, pensamento e imaginação)