A prática da leitura é fundamental na primeira infância, mesmo antes das crianças estarem alfabetizadas. Tendo este contato, o universo literário se amplia, assim como vocabulário e repertório das crianças.
“O TRABALHO COM A LEITURA SE INICIA DESDE MUITO CEDO E FAZ PARTE DO COTIDIANO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO QUE APARECE ESPECIALMENTE NO CAMPO DE EXPERIÊNCIA ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”.
(BNCC)
Em nossa escola, são muitos os espaços e momentos em que a literatura está presente e um lugar muito desejado é a biblioteca “Maurício de Sousa”
Neste lugar, as crianças encontram uma variedade incrível de livros, de autores renomados da literatura infanto-juvenil, a qual proporciona às crianças textos de qualidade, ampliação de conhecimentos e prazerosas experiências ao ouvir boas histórias contadas em roda.
O grupo G5-B da professora Amanda, tem vivenciado muitas oportunidades neste espaço, como rodas de leitura, rodas de conversa, trocas de experiências nas quais muitos assuntos surgem a partir daquilo que encontramos nos livros .
Os livros com interação proporcionam às crianças a sensação de pertencimento, é como se elas fossem personagens vivas daquilo que estamos lendo e, sem dúvida, a imaginação de cada criança voa longe.
“UM LIVRO É UM BRINQUEDO FEITO COM LETRAS, LER É BRINCAR”.
RUBEM ALVES