PRODUÇÕES DE TEXTO

Dentro do processo de ensino-aprendizagem no 1º ano da professora Katia, as expectativas das famílias e crianças são muitas, por isso, o ensino de produção de texto neste segundo semestre foi de grande importância para o desenvolvimento da comunicação escrita através de diferentes gêneros textuais e o desenvolvimento da capacidade de organização mental para isso, pensando em como elaborar frases e textos maiores.

Por meio de diferentes textos, ampliamos o repertório das crianças e estas aprenderam sobre a produção de textos como narrativa e texto descritivo, como neste caso em que precisaram escrever o que aconteceu com o personagem Chico Bento.

O objetivo foi ensinar aos alunos os princípios básicos da produção de textos, tais como quais letras precisam para as palavras, a separabilidade das mesmas e também as expressões adequadas. À medida que os alunos avançam para níveis mais elevados de competência na produção de textos, serão ensinados métodos para melhorar a qualidade dos textos produzidos, ou seja, a revisão do que eles escrevem.

Ao longo desta proposta, as crianças escreveram de acordo com sua hipótese, alguns se arriscaram mais, outros ainda precisarão de desafios para irem adquirindo segurança, o que trouxe outras oportunidades de projetos nos quais serão enfatizadas as questões relacionadas à criatividade e à oralidade, pois estas habilidades também são fundamentais para o desenvolvimento da produção de textos de qualidade.