“Não há nenhuma atividade significativa no desenvolvimento da simbolização da criança, da sua estruturação, que não passe pelo brincar”. (Winnicott, 1982)
O brincar está presente em grande parte do tempo na rotina do grupo da primeiríssima infância.
O brincar tem um papel fundamental para o desenvolvimento saudável e integral das crianças, especialmente durante a primeira infância, que compreende os primeiros anos de vida. Nesse período, as crianças estão passando por um rápido desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social, e o ato de brincar desempenha um papel crucial nesse processo. Nas brincadeiras as crianças aprendem a ser, a conviver e a conhecer.
Diariamente organizamos contextos de aprendizagens, com diferentes materiais e desafios que as crianças podem escolher dentre as possibilidades, o que desejam brincar e explorar.
E o que eles aprendem?
Construção da identidade:
Brincando a criança deixa fluir suas emoções, seus desejos, imaginações e suas ações.
Construção de noção de regras para o convívio social:
Aprender respeitar sua vez, dividir espaço e brinquedos, etc.
Interação Social:
Aprender a brincar juntos e a lidar com os conflitos.
Construção de valores:
Aprendem a cooperar, a ter respeito, serem solidários e responsáveis.
E como as crianças brincam?
“A brincadeira é uma prática de viver, uma experiência poética de conexão com as coisas que se percebem, sentem e pensam sobre o mundo. O brincar é um convite para uma viagem, em sentidos diversos: dentro para fora, fora para dentro, daqui pra lá, de lá pra cá. Dessa forma, não está localizado na brincadeira, no jogo, mas numa possibilidade de relação.” (Marcelo Bueno)
Ver minha filha se divertindo com seus coleguinhas …ai ai que delicia
Cada dia que vemos fotos novas ficamos.ainda mais satisfeitos .