O CAMINHO DA ESCRITA À EDIÇÃO DO LIVRO

As crianças do 1° ano A tiveram uma maravilhosa experiência nesse 2° semestre. Elas foram desafiadas a escreverem um livro de fábulas.

Escolhemos  este portador textual  por se tratar de  um  texto mais curto e de linguagem simples.

Reescrever um texto conhecido permite à criança não se preocupar,  naquele momento, com a invenção  do conteúdo e sim se focar na forma como o texto precisa ser escrito , na escolha das palavras e sequência dos fatos.

As reescritas foram feitas em duplas em parcerias produtivas. Num momento, um ditava e o outro escrevia e depois vice-versa.

Após a escrita, as duplas fizeram o processo de revisão , melhorando a escrita observando se as palavras haviam sido escritas da melhor forma, se não omitiram letras ou fatos que davam mais sentido ao texto ou que comprometesse a compreensão do leitor.

Assim , após todo o processo, resultou em um livro , onde junto aos seus familiares , tiveram a sua primeira noite de autógrafos, um momento de conquista e muitas alegrias para professoras, familiares e alunos do 1º ano!