Processo investigativo: grilo ou gafanhoto?

UM INSETO EM NOSSA SALA!

O DIA COMEÇOU ANIMADO, QUANDO UMA DAS CRIANÇAS DO GRUPO TROUXE PARA ESCOLA UM INSETO DENTRO DO POTINHO.

PRIMEIRO TODOS O NOMEAREM DE GRILO, PORÉM APÓS A IDA À BIBLIOTECA, AS CRIANÇAS DESCOBRIRAM, ATRAVÉS DE UM LIVRO DE ANIMAIS DE JARDIM, QUE AS CARACTERÍSTICAS DELE ERAM SEMELHANTES A DE UM GAFANHOTO. E AGORA, GRILO OU GAFANHOTO?

A MELHOR FORMA DE DESCOBRIR SERIA PESQUISANDO…

Juntos fizemos uma pesquisa no computador. Nosso tempo era curto, pois ele estava vivo dentro do pote e não queríamos que ele morresse, mas tínhamos um problema: era difícil observar todas as características com ele se movimentando. Então, cada criança passou a olhar o pote e dizer o que via para que pudéssemos fazer uma lista o quanto antes.

-“Ele tem antenas curtas!” – observou Joaquim.

-“Ele tem pernas longas e gorduchas” – continuou João.

-“E o corpo é todo marrom” – ressaltou Hayla.

O DIA SEGUINTE…

Porém, no dia seguinte, o inseto amanheceu morto dentro do vidro. Por um momento houve um sentimento de tristeza, e reflexão sobre o que havia acontecido. Logo surgiu algo interessante, podíamos investigar ele melhor, já que ficaria imóvel…

Com o uso de lupas, as crianças ressaltaram mais detalhes e, junto com a pesquisa feita na internet, pudemos comparar características e descobrir que, na verdade, ele não era da família dos grilos, mas dos gafanhotos…Seria um gafanhoto bebê?

Poderia ser, principalmente por uma das características observadas pelas crianças é que grilos têm um “rabinho” e gafanhotos não. Nossa espécie não tinha “rabinho”, então seria mesmo um gafanhoto?

“Pula!” – Alexandre
“Ele tem pintinhas marrom escuro.”  – Lorena
“Eu não vejo rabinho nele, então é gafanhoto!” – Isabella
“Também acho que é grilo, a perna não é igual a da foto” – Lorenzo P.

MICROSCÓPIO!

Decidimos colocá-lo num microscópio para observar mais detalhes e chegarmos realmente a uma conclusão.

Chamamos a turma do G4A para nos ajudar e para compartilhar esse momento.

Listamos as características observadas por todos e, assim, iniciamos a observação pelo microscópio cujas imagens eram aumentadas na tela da TV, enquanto a auxiliar focava da mesa o ângulo certo.

Face, antenas, pernas e até supostas asas foram observadas por todos e a conclusão logo chegaria ao final.

FINALMENTE…

1.

Observamos ele de perto.

2.

Levantamos todas as características.

3.

Fizemos uma grande assembleia e, juntos, chegamos à conclusão. Era um GAFANHOTO!

Um inseto simples de jardim, se transformou num processo investigativo sobre que animal realmente seria e proporcionou às crianças explorar informações, fazer comparações, registros e observar de perto cada detalhe, ajudando a descobrir como vivem, o que comem e onde gostam de ficar na natureza.

Uma resposta para “Processo investigativo: grilo ou gafanhoto?”

  1. Pequenos cientistas! Toda criança é curiosa e quando existe essa mediação, valorização, muitas são as descobertas!
    Professora Samantha conduziu esse processo de forma extraordinária 💜

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