CONTEXTO DE APRENDIZAGEM: PARLENDAS

O gênero textual parlenda faz parte do folclore nacional e das propostas que trazemos para o grupo como forma também de valorizar essa tradição viva na escola garantindo experiências acerca da identidade do povo brasileiro e vivências estéticas com a beleza das rimas.

Nada mais emocionante do que ver rodas cantadas e brincadeiras com parlendas, repetindo uma tradição histórica de longa data. Brincadeiras dos nossos avós, bisavós…. Quem sabe?!!

Há uma ludicidade presente nas parlendas que encantam as crianças e que também podem promover:

– O desenvolvimento cognitivo, pois colocam a criança em contato com desafios linguísticos que serão explorados nas parlendas;

– O desenvolvimento motor por meio da ampliação de experiências expressivas e corporais que possibilitem movimentação ampla nos momentos da brincadeira.

– O desenvolvimento de habilidades sociais já que é uma brincadeira em grupo.

– O avanço em suas hipóteses de escrita.

O grupo Pau-Brasil, da professora Katia, durante a aula de linguagem, teve a vivência com a parlenda “Rei Capitão”, proposta na qual, além de cantar e brincar com as rimas, as crianças também refletiram sobre a escrita coletiva da letra, como escrever determinadas palavras e que letras a compõe.

Para crianças em processo de aquisição da língua escrita, esses contextos trazem mais sentido às reflexões coletivas, elas apreendem novos saberes com a fala dos colegas e isso contribui com seus avanços.

Ao final, o grupo montou um cartaz coletivo com belas ilustrações e depois cada um recortou e montou em seu caderno. Cada passo desta proposta foi importante para enriquecer as discussões e privilegiar os avanços de cada criança.

“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.”

(Magda Soares; 2003)