AUTORRETRATO TRIDIMENSIONAL

Durante este ano um dos projetos vivenciados com as crianças da turma do G4 trazia o autorretrato como forma de expressão. As crianças puderam conhecer artistas que os inspiraram e que têm em sua arte o autorretrato e, a partir de registros variados por meio de desenhos, pinturas e esculturas, construíram seu próprio retrato. 

O projeto traz consigo um olhar e diferente percepção de si mesmo e as crianças puderam se reconhecer valorizando a beleza, as diferenças respeitando a singularidade de cada um. 

Nessa proposta,  através de suas fotos como referência, elas utilizaram a argila e elementos naturais para a construção de seus rostos, de forma leve e muito atenta, a construção foi acontecendo, os traços foram tomando forma e, juntas, as crianças foram se ajudando, percebendo as características do outro e descobrindo um pouco mais sobre a figura humana. 

Este tem sido um processo que possibilita avanços no reconhecimento da identidade de cada um, além de um importante incentivo à expressão artística em que as falas das crianças nos mostram o quanto se envolveram. 

A arte é uma das mais belas ferramentas para o pensamento das crianças e, neste grupo, os espaços e materiais se revelam mais potentes, onde suas mãos e mentes se mostram em uma alegria criativa. Nos registros, constatamos como a criança argumenta e se expressa através desta experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *