Como uma ação natural do ser humano, brincar de comidinha faz parte da infância desde muito cedo e é porta de entrada para o universo dos jogos simbólicos para as crianças.
No berçário isso começou a acontecer no brincar, seja no quintal ou na sala referência, até mesmo os bebês menores já concebem que alimentar-se é parte de seu cotidiano, portanto representam através de gestos e vão preparando sua comidinha, usam a colher para levar as folhas de um pote a outro e, em alguns momentos, simbolizam que estão comendo.
O faz de conta começa a ganhar sentido neste processo, os ingredientes são folhas e flores secas, sementes e areia. A cada ação, uma criança experimenta este brincar, as vezes observam o que o colega ao lado faz e reproduz, demonstrando o quanto brincar em parceria faz sentido para elas.
Como as crianças do berçário são tão curiosas, elas experimentam esses momentos diariamente quando disponibilizamos objetos e elementos para este brincar. Ali, elas estabelecem vínculos com o momento da refeição, partilham sabores imaginários e preparam suas comidas.
O quintal ou a sala podem ser um rico espaço para isso, pois cozinhar faz parte dos nossos costumes e comer é parte importante da necessidade humana, passa de geração para geração construindo memórias muito afetivas.