Escrita coletiva de textos

A escrita coletiva é um processo que pode ser utilizado com objetivos distintos em uma sala de aula. Ela pode envolver pequenos grupos, ou o grupo todo, ter a professora como escriba ou um aluno que seja capaz de atuar  neste processo de produção textual, mesmo antes de terem concretizado o processo de consolidação das habilidades de leitura e escrita.

No 1º ano B da professora Bruna, a produção coletiva de texto com crianças ainda não alfabetizadas tem proporcionado a elas a compreensão de que um texto escrito tem uma estrutura a ser seguida como o quê, para quem e com qual finalidade aquilo está sendo escrito. A participação de todo o grupo é fundamental, todos colaboram com atitudes de  defender ou rejeitar uma ideia, procurar as melhores letras ou palavras para frases e, à professora, cabe conduzir este processo no sentido de mostrar às crianças que, escrever exige organização de ideias para melhor comunicar aquilo que se deseja.

Ao 1° ano B Chuva  de Ouro foi ofertado diversas situações de escritas coletivas tendo crianças e a professora como escriba, entre olhares atentos e contribuições significativas, obtivemos resultados de muitos avanços, ampliação de repertórios de fala, escuta, escrita, oralidade e análise linguística.

Situação de escrita de bilhete coletivo, tendo a professora como escriba.
Situação de escrita de bilhete, tendo aluno como escriba.
Confronto de ideias e análise da escrita do texto
Escrita do texto final
Escribas do grupo
Escriba não alfabético participando, sob orientação do grupo.

“O processo de alfabetização nada tem de mecânico do ponto de vista da criança que aprende. A criança constrói seu sistema interativo, pensa, raciocina e inventa buscando compreender esse objeto social complexo que é a escrita. “

Emilia Ferreiro